Pedro Cine Fotos
Caratinga e Região

Comunidade Santa Isabel protesta contra fechamento do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora

Por: Rádio Cidade - Caratinga 13/09/2017 19:07

A crise na saúde pública da microrregião motivou uma manifestação no local de entrega dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, na Comunidade Santa Isabel, bairro Santa Cruz, em Caratinga. Com cartazes, eles protestaram contra o fechamento do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, ocorrido no último dia 27.


Entre as preocupações dos moradores está a dificuldade de deslocamento de pacientes para as cidades vizinhas em busca de atendimento. Problema que uma moradora acredita que não será completamente resolvido com a inauguração da UPA.

Outra moradora conta que passou por uma situação difícil na tentativa de conseguir atendimento para uma criança de 11 anos que quebrou um dos dedos.

Em meio aos transtornos causados pelo fechamento do hospital, a Prefeitura de Caratinga definiu data e horário da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h que prestará serviços para a microrregião de urgência e emergência. Os últimos preparativos estão sendo finalizados no imóvel construído na Praça da Estação.

A UPA 24 horas de Caratinga é considerada de Porte II, tendo capacidade de atendimento de urgência e emergência de aproximadamente 250 pacientes por dia, para uma população de cem a duzentos mil habitantes. Há salas de ambulatório, observação, ala infantil, além de refeitório, vestuário e salas de repouso para os profissionais. A unidade será equipada com Raio-X, aparelho de Ultrassom e, nos próximos dias, fará tomografias.

O serviço médico da UPA será prestado aos moradores dos treze municípios da microrregião, sob coordenação da AMINAS (Associação Mineira de Assistência à Saúde). A AMINAS apresentou a melhor proposta de gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde, segundo a Prefeitura de Caratinga. Para tanto, receberá parcelas mensais de R$ 470 mil.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

%d blogueiros gostam disto: