Pedro Cine Fotos
Caratinga e Região

Eleitores de Santa Rita de Minas escolhem prefeito e vice neste domingo

Por: Rádio Cidade - Caratinga 30/06/2017 17:07

Depois de cerca de um mês de campanha os eleitores de Santa Rita de Minas irão escolher, mais uma vez, seu prefeito e vice-prefeito. As eleições suplementares acontecem neste domingo, dia 2, depois que o candidato eleito no ano passado, Ilton Rosa, foi considerado inelegível pela justiça. O processo que já tramitava durante as eleições acabou por enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa, porque contas de convênios firmados quando ele foi prefeito do município não foram aprovadas.

O juiz da 71ª Zona Eleitoral de Caratinga, Anderson Fábio Nogueira Alves, explicou que o processo da eleição suplementar é o mesmo de uma eleição comum.


Segundo o juiz eleitoral, as urnas, os mesários e o material que será usado nas eleições já estão prontos para a votação.

Os locais de votação nestas eleições suplementares são os mesmos das eleições de 2016. Todas as seções ficam na Escola Estadual Josefina Vieira e na Escola Municipal Alessandro Mendes Simões, na zona urbana do município. Não há local para votação na zona rural.

As restrições para candidatos e eleitores no dia da eleição também são as mesmas das eleições gerais e proporcionais. O eleitor pode usar camisa e bóton, mas não pode haver manifestação de grupo a favor de candidato.

Quem não puder votar nas eleições deste dia 2 pode justificar o voto em até 60 dias a partir da data do pleito. O eleitor pode se dirigir a qualquer cartório eleitoral para legalizar sua situação.

Segundo o chefe da 71ª Zona Eleitoral de Caratinga Fabrício Rezende, poderão votar nestas eleições de julho somente os eleitores inscritos até fevereiro deste ano:

A Lei Seca também vai vigorar a partir da madrugada de domingo. Até o final das eleições é proibido vender bebida alcoólica em Santa Rita. O objetivo é evitar que os ânimos fiquem acirrados a partir do consumo de álcool.

 O capitão Ronaldo Sanglard falou com o nossa reportagem sobre o planejamento da Polícia Militar para as eleições suplementares. Ele informou que o efetivo será reforçado para que tudo transcorra dentro da normalidade.

Capitão Sanglard fez questão de deixar claro que a Polícia Militar não tem intensão de reprimir o eleitor, mas apenas manter a ordem.

A apuração dos votos é eletrônica e como se trata de um município pequeno, de apenas 14 mil habitantes, a expectativa é de que o resultado seja conhecido pouco depois do fechamento das urnas, às 17h.

A diplomação pela Justiça Eleitoral e a posse pela Câmara Municipal devem acontecer até 21 de julho.

Disputam as eleições suplementares em Santa Rita de Minas os candidatos: Ademilson Lucas (PP), vereador que ocupava a presidência da Câmara e atual prefeito interino; Cléssio Andrade (PR), também vereador e atual presidente da Câmara, e o empresário Waldir Rosa (PRB), irmão do prefeito que perdeu o cargo, Ilton Rosa.

A Rádio Cidade vai cobrir o pleito neste domingo. Acompanhe o processo ouvindo a 89,1 FM, que divulgará boletins ao longo do dia até o resultado final.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

%d blogueiros gostam disto: