Pedro Cine Fotos
Caratinga e Região

“Piolhos de Cobra” infestam casas de Dom Modesto e Santa Luzia

Por: Rádio Cidade - Caratinga 05/04/2018 16:07

Alguns moradores dos distritos de Santa Luzia e Dom Modesto, em Caratinga, estão enfrentando uma infestação de ‘piolhos de cobra’. Os animais estão invadindo casas e quintais. Em algumas residências os bichos sobem pelas paredes.

Armando Marcelino de Souza mora em Santa Luzia. Segundo ele, o problema começou há aproximadamente duas semanas em cerca de vinte casas de uma rua do distrito, próxima a uma lavoura de café.


A Vigilância Sanitária já fez quatro ciclos de dedetização em Dom Modesto e destaca que o problema não é generalizado. O morador de Santa Luzia disse que a equipe se comprometeu a fazer uma visita no seu distrito na próxima semana.

A bióloga Érica Nascimento explicou que o Asiomorpha Coarctata, nome científico do ‘piolho de cobra’, é natural da Ásia. Ela acredita que algum tipo de desiquilíbrio ambiental pode estar provocando a infestação.

Apesar do incômodo, Érica tranquiliza a população informando que estes animais não causam prejuízo à saúde.

O conselho é dedetizar a casa com inseticida apropriado e nunca usar óleo queimado, que pode contaminar o solo e não tem eficácia.

Um grupo de biólogos da região está debatendo o caso para compreender melhor as razões da infestação na zona rural de algumas cidades. Há quem diga que o fato se deve à migração de pássaros predadores. Observa-se, ainda, a utilização de palha de milho nas lavouras que poderia atrair os piolhos. Também considera-se a possibilidade dos animais estarem deixando as lavouras para escapar da ação de pesticidas, multiplicando-se perto e dentro das residências, favorecidos, principalmente, pelo clima úmido e quente.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

%d blogueiros gostam disto: