Encontro
Caratinga e Região

Prédio da UPA de Caratinga está 99% concluído, segundo Secretaria Municipal de Saúde

Por: Rádio Cidade - Caratinga 30/08/2017 12:07

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o prédio da Unidade de Pronto Atendimento, UPA, de Caratinga, está 99% concluído. Vários funcionários das secretarias de Meio Ambiente e Obras estão trabalhando na Praça da Estação, onde a UPA está localizada, para que ela possa entrar em funcionamento no dia até 14 de setembro.

O secretário de Saúde Wagner Barbalho informou que a unidade 24h vai funcionar de forma emergencial com a participação de todos os municípios no custeio. Segundo o secretário, a Prefeitura de Caratinga recebe cerca de R$ 1,5 milhão para a urgência e emergência, valor insuficiente para custear 50% dos serviços.

Em entrevista para a Rádio Cidade, o prefeito Wellington Moreira afirmou que o decreto de calamidade pública na saúde não foi editado por causa da crise na saúde, mas para que o Governo do Estado e o Ministério da Saúde direcionem verbas complementares, possibilitando a abertura da UPA antes do previsto.


Segundo o prefeito, a estratégia de custeio da UPA já está traçada.

A UPA de Caratinga será a unidade de referência na microrregião para urgência e emergência. De acordo com o planejamento da prefeitura, casos que exijam transferência irão contar com o suporte do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, dentro do perfil de pacientes que ele determinar para alta complexidade. Os hospitais de Bom Jesus do Galho e Inhapim irão receber casos de média e baixa complexidade.

A construção, compra de equipamentos e início das operações da UPA foi antecipada de janeiro de 2018 para setembro deste ano por causa do rompimento do convênio com o Casu-Unec, que havia sido firmado com a prefeitura há três meses.

O prefeito Wellington Moreira fez o compromisso de que a população não ficará sem atendimento de urgência e emergência.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: