800 toneladas de lixo são retiradas de pontos de descarte irregular em três bairros em Uberaba

 

Uma ação intensiva promovida pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) resultou na retirada de mais de 800 toneladas de lixo somente na última semana. O montante foi retirado de três pontos considerados de grande intensidade de descarte de resíduos sólidos: Valim de Melo, Jardim Maracanã, Jardim Copacabana e adjacências foram os primeiros locais atendidos pelo Programa “Cidade Limpa”.

De acordo com o secretário da pasta, Antonio Sebastião de Oliveira (Toninho), o montante retirado é “assustador”, tendo em vista que os entulhos retirados são resultado de descarte irregular, ou seja, uma ação proibida e cabível de multa.

Toninho adiantou também que o programa contará com a limpeza de áreas públicas e, ainda, a limpeza de 50 terrenos particulares que já foram notificados devido à quantidade de lixo e mato encontrado, o que afeta diretamente a população sendo inclusive local para formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, chikungunya e zika. Ressaltando que os proprietários serão cobrados pela Prefeitura e, em caso do não pagamento, será inserido o nome na dívida ativa.

Mutirão já recolheu mais de 47 toneladas de lixo em Uberaba

Mutirão de Limpeza 2019 segue os trabalhos de remoção de criadouros do Aedes aegypti pelos bairros do Uberaba e já recolheu 47.260 quilos de lixo de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (13). Outras 18 toneladas de lixo também foram retiradas de seis bairros durante a “Parada Final Contra a Dengue”, realizada no último dia 08 de maio. Atualmente, o Mutirão está atuando no bairro Uberaba I.

O UBV pesado (fumacê) e motofogs também dão continuidade aos serviços com um novo ciclo de combate e prevenção ao Aedes aegypti iniciado nesta segunda-feira. Para que o alcance do inseticida seja efetivo, é preciso que a população abra as janelas de casa quando o fumacê estiver passando, e se estiverem na rua, passem para o outro lado da rua, para não ficarem do lado da bomba que dispersa o produto.

Os veículos seguem um cronograma consecutivo, percorrendo os bairros com maior número de notificações de casos suspeitos de dengue, de segunda a sexta-feira, em dois períodos do dia, das 05h às 07h e das 17h às 22h, para melhorar a eficiência dos trabalhos no combate aos mosquitos adultos. Já o Mutirão atua das 08h às 16h, nos bairros de Uberaba em que o índice de infestação alto no primeiro LIRAa de 2019 relacionado ao lixo como depósito primário, recolhendo o maior número de depósitos possível.

Motofogs – Os motofogs percorrem, de 13 a 16 de maio, os bairros Calixto Cecílio, Mercês e Recanto das Torres no período matutino, enquanto no vespertino passam pelos bairros Santa Maria,Vila Boa Vista, Vila Bela Vista e Conjunto Boa Vista. No dia 17, os motofogs percorrem o entorno das unidades de saúde.

Fumacê – Durante a semana, de segunda a quinta, as equipes do fumacê percorrerão os bairros Mangueiras, Amoroso Costa, Belo Horizonte e Parque das Gameleiras durante a manhã. Na sexta de manhã, serão visitados os bairros Vale Verde, Santa Fé, Parque do Café e Ponte Alta. Já no período vespertino, de segunda a sexta, percorrerão o Morada do Sol, Vila Arquelau, Jardim Triângulo e Parque das Gameleiras.

Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.

Por JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: