Anuncie
Uberaba e Região

Ações do Centro de Testagem marcam dia de combate à Aids

Por: Rádio JM 730 AM 02/12/2017 0:30

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou ações de conscientização e testagem rápida para o HIV no Dia Mundial da Luta contra Aids, celebrado ontem. As atividades foram realizadas durante toda a semana em diversos pontos da cidade, e nesta sexta, por conta da chuva, a equipe realizou as ações na sede do CTA.
Durante a semana as ações aconteceram em pontos estratégicos para facilitar o acesso da população, além do CTA, a equipe esteve na avenida Marcus Cherém, e na sexta-feira o trabalho seria realizado na praça Rui Barbosa. “Não fomos à praça devido à chuva, mas sempre estamos promovendo trabalhos nos bairros e faremos outros”, afirma a gerente do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Maria Clara de Vasconcelos.
Segundo Maria Clara, somente durante esta semana, cerca de 280 exames rápidos foram realizados, destes, quatro pessoas receberam a confirmação do vírus da Aids, uma quantidade que surpreendeu. “A semana foi muito produtiva, não esperávamos que tantas pessoas fossem nos procurar, fizemos muitos exames e aqueles cujo resultado deu positivo foram encaminhados para consulta e exames complementares”, afirma.
A gerente revela que os casos de Aids têm aumentado, sobretudo entre os jovens e adolescentes, o que é preocupante. “As pessoas estão deixando de usar preservativos, alegam que confiam no parceiro e, por isso, acreditam não ser necessário, e com isso a contaminação pode acontecer. Por existir um tratamento sem custos para a Aids, as pessoas deixaram de se preocupar, mas não é bem assim, pois a Aids ainda mata”, afirma a gerente.
Em média, o CTA realiza de 30 a 40 exames por dia, totalizando cerca de 600 testes por mês. As atividades em torno do Dia Mundial da Luta contra Aids terminaram, mas a pessoa que suspeita ser portadora do vírus HIV pode procurar o CTA, na rua Marechal Deodoro, nº 166. A unidade também disponibiliza testagem para a sífilis e hepatites B e C. O CTA funciona de segunda a sexta-feira para coleta de exames, das 7h30 às 10h30, e toda quarta-feira, também das 17h às 19h30.

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: