28 Congresso
Uberaba e Região

Após prisão de bispo, Dom Paulo Mendes assume interinamente Diocese de Formosa (GO)

Por: Rádio JM 730 AM 21/03/2018 15:30

Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes, é nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Formosa (GO). Dom Paulo segue para cidade de Goiás nesta quinta-feira (22), mas retorna no sábado para participar das atividades da Semana Santa em Uberaba. Ele explica que vai se revezar entre os dois municípios durante o período que estiver à frente de ambas as administrações.

O bispo de Formosa (GO), José Ronaldo Ribeiro, o vigário-geral e outros quatro padres foram presos na segunda-feira (19) suspeitos de desvio anual de R$ 1 milhão da diocese do interior de Goiás, aponta investigação do Ministério Público do Estado. Considerando os anos de 2016 e 2017, os desvios podem ter chegado a R$ 2 milhões. A nomeação de Dom Paulo como interventor para a diocese aconteceu nesta quarta (21), pelo Papa Francisco.

Dom Paulo explicou à reportagem que, mesmo antes da prisão do bispo, ele tinha sido nomeado Visitador Canônico à Diocese, e iria ao local para ouvir José Ronaldo Rineiro sobre os fatos que estavam sendo comentados. “Mas quando fui a Brasília para receber essa intimação, no mesmo dia, aconteceram as prisões, a Diocese ficou sem um representante para dirigir e não era mais necessária a visita. Sendo assim, houve a nomeação como Administrador Apostólico”, afirma.

Dom Paulo explica que o Administrado Apostólico tem os mesmos poderes do Bispo na Diocese, porém não vai deixar a Arquidiocese de Uberaba e ficará se alternando entre os dois municípios até que seja nomeado um Bispo para Formosa. “O Vigário Geral da Arquidiocese de Uberaba, Padre Saulo Moraes, responderá pela Arquidiocese nos dias em que eu não estiver”, diz.

Em Formosa, Dom Paulo disse que vai realizar uma reunião com o clero, mas retorna a Uberaba no sábado (24) para participar da Semana Santa; já em Formosa, as ações da Semana Santa serão conduzidas por um Bispo de Brasília. “Depois volto para Formosa, ficarei uma semana por lá. Na verdade, já tive uma reunião com um grupo de padres da cidade e, pelo que percebi, estão esperançosos. Mas para mim será mais um desafio, inclusive com relação às questões econômicas da Diocese, quem sabe fazer uma auditoria. Vou acompanhado de um advogado civil e outro canônico”, afirma. 

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: