28 Congresso
Uberaba e Região

Árvores são necessárias para que não falte água, alerta engenheiro

Por: Rádio JM 730 AM 25/03/2018 0:30

Atualmente a demanda na Secretaria de Meio Ambiente para o corte de árvores é alta. Mesmo com o processo burocrático, acredita-se que existam cerca centenas de solicitações em andamento. Assim, é preciso alertar para os problemas gerados com o corte de árvores. Conforme dados repassados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em 2016 foram registradas 569 solicitações para o corte; em 2017, 553, e em 2018, até o momento, já são 157 pedidos de corte de árvores.
Segundo o engenheiro agrônomo José Sidney, a árvore oferece diversos benefícios às pessoas e ao meio ambiente. No caso da água, no período chuvoso, a copa de uma árvore funciona como um guarda-chuva, que amortece o efeito direto sobre o solo. E a água, ao descer pela copa, parte dela se infiltra no lençol freático, aumentando o seu volume e diminuindo a quantidade excessiva pelas ruas da cidade, o que provoca alagamento. “A árvore também está relacionada ao período de seca, pelo fato de proporcionar o abastecimento do lençol freático, diminuindo a escassez de água nos dias secos, que inclusive estão começando agora”, diz.
José Sidney explica que as chuvas se formam em função das árvores. Um grande exemplo disso acontece no rio Amazonas, onde sempre chove bastante, justamente por conta das árvores, que acumulam em suas copas um grande volume de água, que depois evapora, e, quando essa massa de ar quente sobe, formam-se as nuvens, e a água retorna em forma de chuva. Tanto é que nas áreas onde não existem muitas árvores, ou nenhuma, o volume de chuva é menor, o que, por sua vez, reflete no abastecimento de água para as pessoas.
Desta forma, o engenheiro agrônomo destaca que é preciso estimular a população a plantar árvores adequadas e cuidar delas. “Mas é preciso que seja feito por meio de planejamento e gestão, um plano diretor de áreas verdes e elaboração urbana. Por consequência, vão diminuir as solicitações de corte, pois o plantio será feito de forma adequada, em local propício e da espécie correta”, afirma.

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: