Pedro Cine Fotos
Uberaba e Região

Cemig alerta para riscos oferecidos por celulares ligados à rede elétrica

Por: Rádio JM 730 AM 26/03/2018 8:30

Ilustrativa

Enquanto estiver na carga, o dono do celular deve evitar usá-lo, segundo informações da Cemig
Cemig recomenda cuidados com dispositivos móveis. Apesar de muitos pensarem ser boato em redes sociais, é verdade e pode gerar riscos aos usuários de alguns equipamentos. O uso de aparelhos, como celulares, enquanto estiverem recarregando pode ocasionar superaquecimento da bateria e dos componentes internos e gerar explosão ou danos irrecuperáveis.

Celulares e outros dispositivos móveis fazem parte do dia a dia de grande parte da população. Mas, apesar de populares, esses aparelhos requerem cuidados para evitar possíveis acidentes com a rede elétrica. De acordo com o agente comercial da Cemig, Ivan Magela Rodrigues, aparentemente, os aparelhos são inofensivos, mas podem provocar choques elétricos se mal utilizados e até mesmo explosões em casos extremos.

“No momento em que esses aparelhos estiverem recarregando, a pessoa deve evitar usá-los. Muitas pessoas deixam o equipamento recarregando no período noturno e retiram o carregador somente pela manhã. Poderia ser uma boa alternativa de um lado, por não estar em uso, mas, por outro, é um gasto desnecessário, pois a energia continua sendo consumida, mesmo com a carga completa do aparelho. Por isso, o ideal é esperar o prazo sem usá-lo”, diz.

O recarregamento deve ser feito com o aparelho sobre superfície lisa e bem ventilada, livre de materiais combustíveis, como tecidos de toalhas de mesa, cortinas, forração de sofás, entre outros. O uso de carregadores não originais também pode danificar os aparelhos, já que sua produção não atende aos padrões internacionais exigidos pelos fabricantes dos mesmos.

O uso desses aparelhos nos banheiros e cozinhas é ainda mais preocupante, pois esses locais contêm água nas pias, lavatórios e vasos sanitários. Se o aparelho entrar em contato com a água, ele pode danificar-se e, caso esteja conectado ao carregador, até provocar choque elétrico nas pessoas que o manuseiam. Outro alerta importante é que, durante as tempestades, o uso do aparelho só poderá ser feito se ele não estiver conectado ao carregador.

Postado originalmente por: JM Online

%d blogueiros gostam disto: