28 Congresso
Uberaba e Região

Cerca de 7 mil pessoas receberam vacina da febre amarela este ano

Por: Rádio JM 730 AM 23/03/2018 0:30

Cerca de sete mil pessoas foram vacinadas este ano em Uberaba contra a febre amarela. Na cidade, a vacinação acontece nas unidades de saúde que possuem salas de vacina, sempre às terças e quintas-feiras.
Conforme os dados repassados pela enfermeira Valéria Ferreira Oliveira, da Central de Vacina, em 2017 foram vacinadas em Uberaba 70 mil pessoas, e em 2018 a dose já foi aplicada em 7.319. Aqueles que já se vacinaram não precisam tomar outra dose. “Por ser uma vacina de rotina, as pessoas já estão protegidas, e nas unidades de saúde em Uberaba o movimento está normal, não há correria em busca de doses, mesmo porque a maioria das pessoas da cidade foi vacinada”, explica Valéria.
Nesta semana o Ministério da Saúde anunciou que todo território brasileiro será área de recomendação para vacina contra a febre amarela. A ampliação, anunciada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, será feita de forma gradual, iniciando-se neste ano e sendo concluída em abril de 2019. A medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população, em caso de aumento na área de circulação do vírus.
Contudo, para Uberaba não há mudanças. “A vacinação na cidade continua como está: às terças e quintas-feiras nas unidades, das 8h às 16h, e não haverá alteração por ser a vacina contra febre amarela rotina em Minas Gerais, que é considerada área de risco”, explica Valéria.
Vacina deve ser aplicada na idade entre nove meses e 59 anos. Aqueles que possuem mais de 60 anos precisam realizar avaliação médica. Existem ainda as contraindicações gerais, isto é, não pode ser aplicada naqueles que possuem alergia a ovo, quem está fazendo quimioterapia e radioterapia, entre outras situações. Enfermeira Valéria enfatiza que a dose é única. Se no cartão de vacina já estiver a aplicação da febre amarela, a pessoa já está imunizada.

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: