Com 8,5 mil casos suspeitos, cidade tem incidência muito alta de dengue

 

Uberaba totaliza 8.554 notificações de casos suspeitos de dengue. O número foi atualizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba, a pedido do Jornal da Manhã. Do total, 846 casos tiveram resultado positivo para a doença e dois casos evoluíram a óbito.

Na última atualização do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), nesta semana, a cidade manteve a média de incidência como “muito alta”. O mesmo boletim aponta que, até agora, em todo o Estado, são 438.666 casos prováveis de dengue.

Em relação à febre chikungunya, são 2.621 casos prováveis da doença em Minas Gerais. Até o momento, um óbito foi notificado como suspeito e o caso está em investigação.

Já em relação ao zika vírus, foram registrados 1.006 casos prováveis da doença em 2019, até a data de atualização do boletim. O Estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika).

Combate contínuo. Mesmo com mudança no clima e o tempo mais frio, cenário inverso daquele preferido pelo Aedes aegypti, a doença continua mantendo a pior média em Uberaba. Considerando os números fornecidos pela (PMU), a incidência está em 2.589,28. A média de incidência é obtida após fazer a seguinte equação: divide-se o número de casos pela quantidade de habitantes estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 330.361 em 2018. O valor obtido é multiplicado por 100 mil. Dessa combinação se extrai a média de incidência.

Durante o inverno, surto de dengue não é comum. Entretanto, a doença está se mostrando uma ameaça o ano todo e uma trégua no combate ao mosquito pode significar uma epidemia quando as temperaturas voltarem a subir. Associar a dengue ao verão é um equívoco. O frio diminui, sim, a proliferação, mas esse período tem que ser visto como uma oportunidade de se estar à frente na guerra contra o mosquito.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: