Convocação de mesários será em julho para priorizar a biometria

Cartório Eleitoral de Uberlândia já começou a convocar os mesários para as eleições de outubro deste ano. Por outro lado, em Uberaba, o movimento não é o mesmo, pois o foco da Justiça Eleitoral ainda é realizar o recadastramento biométrico do maior número de eleitores possível. O prazo para quem ainda não fez a coleta dos dados biométricos e precisa regularizar o título, que já foi cancelado, termina nesta quarta-feira (9).
Segundo o chefe de Cartório da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Barbosa Petermann, por enquanto Uberaba não tem realizado a convocação de mesários porque os cartórios estão focados em finalizar o recadastramento biométrico. “É muito cedo para iniciar a convocação. É possível até que tenhamos mesários que ainda não fizeram a revisão biométrica e esse procedimento é importante para eles. Primeiro, porque precisam estar com a situação regularizada para serem convocados e, em segundo lugar, porque é com a revisão biométrica que estamos atualizando os dados dos mesários, com endereço e contatos. Dessa maneira, com esse procedimento é que podemos puxar os dados atualizados”, explica.
Petermann esclarece que, geralmente, o treinamento dos mesários ocorre somente no mês de setembro, ou seja, no mês anterior ao que ocorre as eleições. “Então, provavelmente, nós vamos começar a enviar as cartas de convocação dos mesários apenas no mês de julho. Não tem nenhuma necessidade de começar a fazer isso agora, porque ainda estamos muito longe das eleições”, informa o chefe de Cartório.
Para as eleições de 2016, a Justiça Eleitoral de Uberaba realizou a convocação de um total de 2.716 mesários, que trabalharam nas mesas receptoras de votos das seções eleitorais nos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Delta, Uberaba e Veríssimo, mas apenas a metade participou do treinamento ofertado pelo Tribunal Regional Eleitoral. 
Com 12% dos títulos cancelados até agora, cadastramento termina amanhã. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) alerta que os eleitores têm até o dia 9 de maio para fazer o alistamento eleitoral, atualização do cadastro, incluindo a revisão biométrica, transferência e regularização do título. As Centrais de Atendimento ao Eleitor ficam na rua Dr. Lauro Borges, nº 97, Estados Unidos, e funcionam das 10h às 18h. Até o momento, 12% dos eleitores de Uberaba ainda estão com o título cancelado. Para regularizar o título, basta levar documento de identidade original com foto ou certidões de nascimento ou casamento, comprovante de endereço recente e de quitação com o serviço militar, para homens. A coleta das digitais e das fotografias do eleitor para o recadastramento biométrico leva somente cerca de 10 minutos.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar