Pedro Cine Fotos
Uberaba e Região

Dados indicam 78 tentativas de suicídio em Uberaba este ano

Por: Rádio JM 730 AM 15/09/2017 0:30

Mesa-redonda debate estratégias de prevenção ao suicídio. O evento, realizado ontem, faz parte das ações da Semana de Prevenção ao Suicídio no município, que ocorre entre os dias 11 e 15 de setembro. Na oportunidade foram apresentados pela Superintendência Regional de Saúde de Uberaba os números de casos consumados e de tentativa de suicídio, que este ano já chegam a 78, o que equivale a quase 10 por mês.
O levantamento foi realizado com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), ambos do Ministério da Saúde. Os casos de tentativa de autoextermínio são registrados por meio de ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada.
Assim, em 2016 foram notificados em Uberaba 397 casos de violências diversas, dos quais 54 se referem a tentativas de suicídio. Em 2017 foram notificados 367 casos de violências diversas e 78 casos trata-se de tentativas de suicídio. Os dados foram colhidos do Sinan no dia 4 de setembro de 2017, portanto, correspondem aos oito primeiros meses do ano.
Com relação aos casos de óbitos gerados a partir de suicídios, de 2013 a 2017 (até o mês de agosto), foram registrados 65 casos em Uberaba, que assume o topo da lista entre as 27 cidades que compõem a regional Triangulo Sul. Logo em seguida está Araxá, com 37 casos, e Frutal, com 36 casos.
Diante destes números, Sérgio Henrique Marçal, diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, diz que, de fato, os números estão aumentando e por isso a necessidade de que algo seja feito. “O foco que estamos trazendo durante a semana é lidar com o suicídio como fenômeno que ocorre na sociedade, mas que precisa ser problematizado, para que as pessoas possam compreender a dor e o sofrimento em uma outra perspectiva, que não a de fraqueza e negação, mas de trabalhar o que esse sofrimento tem a dizer, para que não precise prescindir da vida, e por isso atuamos na prevenção”, diz.
Programação. 10 de setembro é a data em que é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e algumas atividades já aconteceram durante a semana nas unidades de saúde, como palestras, grupos de debates e também nas escolas. Apesar da semana de mobilização terminar hoje, Sérgio Henrique Marçal revela que as orientações continuam nas unidades.

Postado originalmente por: JM Online

%d blogueiros gostam disto: