Pedro Cine Fotos
Uberaba e Região

Fundação realiza nova reforma no relógio da praça Jorge Frange

Por: Rádio JM 730 AM 14/09/2017 0:30

Começa ainda essa semana nova reforma do relógio e obelisco da praça Jorge Frange. O serviço no bem tombado está sendo realizado pela Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), e deve durar cerca de um mês. O projeto vem sendo cuidadosamente estudado e planejado desde o primeiro semestre de 2017, com pesquisas e projeto arquitetônico que visam a proteger o bem e preservar suas características originais.
Segundo a historiadora da Fundação Cultural Maria Aparecida Manzan, a reforma é necessária não apenas para embelezamento, como também para segurança de pedestres. “O relógio corre o risco de cair, devido à ação das pessoas, como também da natureza, com o vento e chuva. A reforma contará com pintura total e a troca dos vidros quebrados das esquadrias. Será colocado um gradil no entorno para evitar vandalismo e pichações. Além disso, também já está em andamento o processo de manutenção do relógio”, explica.
Com relação aos custos, Cida revela que o valor não é muito alto diante da necessidade de melhorias. O relógio que se encontra sobre o obelisco, na praça Dr. Jorge Frange, foi doado pela colônia japonesa por ocasião do centenário da elevação de Uberaba à condição de cidade, em 1956. No intuito de guardar o relógio, a torre do obelisco foi erguida no governo Arthur de Melo Teixeira, harmonizada com o antigo edifício da estação rodoviária, que deu lugar à praça.

Postado originalmente por: JM Online

%d blogueiros gostam disto: