HR atende mais de 800 pacientes em quatro meses de operação

Foto/Sandro Neves

Recebendo pacientes desde o dia 2 de setembro, o Hospital Regional José de Alencar encerrou o ano de 2017 com mais de 800 pacientes atendidos, 370 internações e 420 atendimentos ambulatoriais, envolvendo consultas, acompanhamento pós-alta, consultas de ortopedia, entre outros. Há quatro meses, a unidade iniciou os atendimentos, com 35 leitos clínicos, dez vagas no setor cirúrgico e dez leitos de UTI adulto liberados no final de outubro, totalizando 55 leitos na primeira etapa de implantação do hospital.
Desde que o Hospital Regional realizou sua primeira cirurgia em meados de novembro, 56 intervenções foram feitas, sendo 42 cirurgias ortopédicas e 14 para controle de intercorrências dos pacientes internados. A média é de duas cirurgias por dia e o objetivo é que o número aumente para quatro intervenções diárias nos próximos meses. São quase 230 pessoas atuando na unidade, entre equipe médica, equipe de enfermagem e outros colaboradores, para atender os 55 leitos. Quando o atendimento for implantado em sua totalidade, serão ofertados 151 leitos.
O superintendente do Hospital Regional, Murilo Antônio Rocha, destaca que o HR começou a receber mais pacientes, principalmente após a abertura da UTI. “Porque ainda não tinha a UTI, os pacientes que vinham tinham que ser muito selecionados pela Regulação. Agora, o volume de capacidade assistencial está evoluindo de forma gradual, para podermos começar a implantação de mais leitos. Nossa meta é que o HR receba cerca de 30% de pacientes de outras cidades. Atualmente, estamos com cerca de 20%, apenas”, esclarece Rocha. Das 370 internações, 307 são de Uberaba, enquanto apenas 63 são de outras cidades.
O modelo de gestão compartilhada, que foi adotado para o funcionamento do Hospital Regional, envolve UFTM/Funepu e Uniube, sendo que a gerência do Hospital Regional conta, ainda, com o apoio e a fiscalização do Conselho Gestor, composto por membros paritários. “Tanto a Uniube quanto a Funepu têm experiência na área de gestão hospitalar e já conhecem as peculiaridades de Uberaba. Essa parceria foi fundamental para que conseguíssemos estruturar o Hospital nesse ano e aguardamos com expectativa as próximas etapas”, ressalta Murilo Rocha.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar