Impasse no cronograma mantém parada revitalização do calçadão

Obras para revitalização do calçadão ainda não começaram por conta de entrave no cronograma. Conforme informações repassadas pelo secretário de Obras, Nagib Facury, o Codau (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba) precisa definir sobre a necessidade de realizar obras de drenagem no calçadão para alinhar o cronograma de atividades da autarquia com a empresa, que está pronta para começar.
Com serviço previsto para começar no início do mês de abril, a empresa Quatro Construções entregou à Prefeitura cronograma de obras para revitalização do calçadão e da praça Rui Barbosa. Porém, as datas e as etapas da obra não foram divulgadas porque ainda era preciso alinhar o cronograma com as intervenções do Codau. A reportagem procurou novamente o secretário de Obras e, de acordo com ele, a situação do cronograma gerou entrave, o que impediu o início do serviço. “Quando pedimos um cronograma ao empreiteiro, existia a possibilidade de o Codau executar obra no canal pluvial, e a autarquia avalia nesse momento a necessidade de realizar a intervenção, o que gerou um pouco de atraso na assinatura do contrato”, explica o secretário de Obras.
Porém, Nagib destaca que já está tudo pré-acertado e a construtora deve assinar o contrato ainda hoje. Ele acredita que até amanhã (26) a situação com o Codau esteja definida. E a partir disso será dada a ordem de serviço. “Na nossa visão, a empresa já poderia ter começado o serviço pela praça, mas somente é possível montar o cronograma de atividades quando houver a definição se o Codau vai intervir ou não na obra. O cronograma é parte integrante do contrato, existindo inclusive multa. Além disso, o local onde vamos começar também depende desta definição, se o Codau fizer algo, começamos pela praça, se não for intervir, começamos pelo calçadão”, explica.
Quando questionado se a ordem de serviço for de fato repassada ainda esta semana, se ele acredita ser possível iniciar as intervenções no mês de abril, como previsto, Nagib diz que a empresa precisa se mobilizar e talvez não deva começar esta semana, depende da construtora.
Codau ‘libera’ empreiteira e Secretaria de Obras para darem início ao serviço. Codau (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba) diz que a Secretaria de Obras – bem como a empresa contratada – pode dar prosseguimento à reforma do calçadão. De acordo com nota encaminhada pela assessoria de imprensa da autarquia, no último sábado (21) houve reunião no local com a Cemig para avaliar as interferências subterrâneas existentes no calçadão, como é o caso dos cabeamentos da concessionária de energia. A partir deste encontro, a decisão foi por adotar qualquer retificação nas redes pluviais que venha a ser necessária, de forma não destrutiva. Portanto, não haverá obra escavada por parte do Codau. O objetivo é evitar interferências nesses cabeamentos. Portanto, o Codau afirma que a Secretaria de Obras e a empresa contratada poderão dar prosseguimento à reforma do calçadão.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar