Pedro Cine Fotos
Uberaba e Região

Mini Abatedouro vai priorizar criadores de aves de São Basílio

Por: Rádio JM 730 AM 28/06/2017 9:30

Num primeiro momento, mini abatedouro priorizará os criadores de aves da comunidade de São Basílio. Quem informa é o diretor de Produção Agropecuária da Secretaria Municipal do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani.
O diretor da Sagri ainda ressalta a capacitação para o empreendimento. Segundo ele, desde o ano passado cerca de 30 produtores rurais daquela comunidade vêm sendo treinados para suprir as necessidades do Mini Abatedouro. “Eles participaram de cursos que enfocaram desde criação, engorda e vacinas. De modo geral, viram técnicas tanto para manejo sanitário, como para o manejo de criação”, observa Celani.

A proposta é criar apenas frangos caipiras. Celani alerta, porém, que isto dependerá do manejo correto, sobretudo com a instalação de piquetes onde os frangos ficarão soltos durante o dia, sendo recolhidos à noite. Quanto ao abate propriamente dito, o diretor da Sagri frisa que meta é começar com uma média de 60 frangos dia, sendo o primeiro abate será experimental.

O certo é que a partir da entrada em operação do Mini Abatedouro (provavelmente no final deste ano), destaca o dirigente da Sagri, Uberaba passará a ofertar no município frango de qualidade com o carimbo do SIM – Serviço Municipal de Inspeção. Depois disto, com as vendas crescendo, os produtores poderão expandir os seus negócios para a região, recorrendo ao SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal ou o IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária.

Quanto ao abate de frangos de outra agrovila ou região de Uberaba, José Geraldo Celani entende que num segundo momento ele poderá até acontecer, porém, o gestor terá que fazer um escalonamento na prestação do serviço. A construção do Mini Abatedouro em São Basílio está em fase de instalação do canteiro de obras.

Postado originalmente por: JM Online

%d blogueiros gostam disto: