Uberaba e Região

Palestra e simpósio marcam ações da Semana dos Direitos do Consumidor

Por: Rádio JM 730 AM 14/03/2019 8:30

Foto/divulgação


Marcelo Venturoso, presidente da Fundação Procon, destaca a importância da defesa dos direitos do consumidor

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, a ser celebrado em 15 de março, a Fundação Procon Uberaba promove hoje à noite o II Simpósio de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro.

Ainda nesta quinta-feira acontece, na Casa dos Conselhos, por meio do projeto Portas Abertas, palestra sobre "Direito do Consumidor PCD", às 8h. Já o simpósio está marcado para o anfiteatro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Uberaba, a partir de 19h.

No dia do consumidor, na sexta-feira (15), está programado um café da manhã, a partir de 8h, na sede do Procon, quando será encerrada a programação. Além disso, será realizada a ação de fiscalização educativa (blitz educativa) no comércio central.

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, o Procon traçou uma semana inteira de ações especiais. Foram balcões de atendimento, palestras, além do simpósio e café da manhã especial que fazem parte da programação de encerramento.

O presidente da Fundação, Marcelo Venturoso, diz que a data faz relembrar a importância da defesa dos direitos do consumidor, principalmente aqueles relacionados com a segurança, saúde, informação e livre escolha. Hoje ele concede entrevista ao JM News 1ª Edição, que vai ao ar pela Rádio JM 95.5MHz às 7h. O ouvinte poderá encaminhar perguntas pelo WhatsApp (99777-7900).

Venturoso ressalta que, para acessar o Procon Uberaba pelo celular, o cidadão precisa adicionar o número (34) 99869-9000 à lista de contatos e enviar o nome e bairro onde mora e dúvida que deseja sanar. Ou pelo telefone 3334-9100.

Instituto orienta solicitar envio por e-mail e pagar por débito em conta

Pessoas que recebem faturas com atraso têm alternativas para fugir de problemas como pagamento de juros. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) faz orientação para uso do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e débito automático.

A primeira medida é sempre estar atento quanto à data de vencimento da fatura, e se elas se aproximam, o consumidor deve ligar no SAC, solicitando segunda via por e-mail ou fax. Caso seja emitida segunda via, orienta-se o pagamento pelo último boleto emitido.

Para pagamentos constantes, como luz, água e telefone, a solução pode estar no débito automático. A solicitação é gratuita e pode ser feita junto ao banco ou às empresas cobradoras que o débito seja feito automaticamente. O consumidor obtém o comprovante por e-mail e o boleto ainda chegará ao seu endereço de residência, mas já pago.

O débito automático é uma medida que utiliza menos uso de papel e poupa recursos naturais do planeta. Vale ressaltar que nem uma das medidas alternativas gera custo extra ao cliente e soluciona contratempo que atinge muitas pessoas. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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