Pedro Cine Fotos
Uberaba e Região

Prefeito de Uberaba se reúne com representantes do setor rural para discutir reestruturação da Ceasa

Por: Rádio JM 730 AM 27/06/2017 15:30

 
Prefeito Paulo Piau se reuniu na tarde desta segunda-feira (26) com representantes do Sindicato Rural de Uberaba, Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o secretário da Secretaria Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) para discutir a reestruturação da Central de Abastecimento do Vale do Rio Grande (Ceasa). A iniciativa tem por objetivo a reorganização da Ceasa para desenvolver sua capacidade de comercialização.
Para o prefeito Paulo Piau, um dos desafios é a proximidade de duas outras Ceasas, uma em Ribeirão Preto e outra em Uberlândia. “Condições de produzir, público consumidor, mercado, as microrregionais que vêm aqui para comprar, temos toda essa capacidade produtiva. Vamos buscar um modelo novo, uma gestão nova e parcerias para desenvolver a Ceasa”, assinala Piau.
Luiz Carlos Saad, secretário da Sagri, explica que primeiro é preciso resolver a questão jurídica, qual a responsabilidade de cada esfera na gestão da Ceasa, seja federal, estadual e municipal.
O Sindicato Rural ainda aproveitou a reunião para discutir outras duas pautas. A primeira foi sobre investimentos nas estradas da zona rural do município, uma vez que o aumento da produção também implica no aumento de movimento nas estradas. “É preciso investir na parte logística, não só por causa do transporte de produtos, mas também de insumos, trabalhadores e estudantes da zona rural”, explica o presidente Romeu Borges de Araújo Junior.
A segunda foi sobre o apoio da Prefeitura de Uberaba para realizar a Semana do Produtor, do dia 21 a 24 de setembro, no município. A proposta do evento é trazer outra opção além da Expozebu para o público, além de divulgar o trabalho do pequeno produtor de Uberaba e disponibilizar palestras sobre novas tecnologias e tendências de mercado. Feiras e shows também fazem parte da programação, que ainda não tem lugar definido para ocorrer.
 

Postado originalmente por: JM Online

%d blogueiros gostam disto: