Procon alerta sobre empréstimo consignado indevido

Beneficiários uberabenses do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acionaram a Fundação Procon relatando sobre empréstimos consignados indevidos. Segundo o órgão, consumidores narram problemas semelhantes desde 2018, tendo sido registrados 25 casos.

Segundo a Fundação Procon, o empréstimo ocorre por meio de depósitos feitos na conta do beneficiário. Se ele usar o crédito, ocorre a conversão automática em empréstimo, parcelado em até 72 vezes. A prática é comum é em todo o país e atinge principalmente os idosos.

“As parcelas são tão pequenas, que não conseguem identificar esses descontos no salário, pensam que é uma tarifa bancária. Essa prática é abusiva, ela viola o artigo 39, inciso III”, explicou o coordenador do Procon Regional do Triângulo Mineiro, Herval Kobayashi. “Quando o consumidor gasta um dinheiro que caiu na conta sem ser seu, é considerada apropriação indébita, e os valores têm que ser devolvidos imediatamente ao banco”, explica o advogado.

O Procon orienta que os consumidores fiquem atentos às possíveis irregularidades em seus extratos bancários, uma vez que a intenção dos fraudadores é induzir o consumidor ao erro. Em caso de dúvida, o consumidor pode acionar o Procon pelo telefone: (34) 3334-9100 ou pelo Whatsapp: (34) 9.9869-9000.

 

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar