Secretaria de Educação mantém Tempo Integral em todas as escolas da rede municipal

 

A gestão do munícipio assegurou a modalidade de ensino em Tempo Integral nas 73 escolas da rede. No dia 10 de abril o Governo do Estado de Minas Gerais anunciou o corte de cerca de 80 mil vagas no ensino integral. Atualmente, o Município atende, no Tempo Integral, cerca de 12 mil estudantes, que são distribuídos em três categorias: Educação Infantil em Tempo Integral, Tempo Integral I, em que os alunos de 1º ao 3º ano ficam na escola e o Tempo Integral II, em que os alunos retornam para atividades nos núcleos e nas escolas.

A principal justificativa do governo estadual é a crise financeira e o executivo afirmou que irá abaixar de 1.640 para 500 escolas atendidas com a modalidade. Segundo a Secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, o programa será mantido naquelas escolas onde há maior vulnerabilidade social.

Educação em Uberaba

A secretária Silvana Elias destaca que as atividades além do tempo regular estão aliadas à Política de Educação Integral. “Avançamos muito e oferecemos o Tempo Integral do 1º ao 3º ano para todas as crianças em fase de alfabetização. O Tempo Integral é disponibilizado pela escola, embora seja facultativo aos pais”, explicou. Ela ainda esclarece que o Tempo Integral promove mais tranquilidade aos responsáveis quando precisam trabalhar fora.

O Tempo Integral I possui três eixos de prática. O primeiro é o acompanhamento pedagógico, com oficinas de leitura e raciocínio lógico. O segundo, as oficinas de arte com atividades de dança, música, dentre outras. E, por fim, o esporte, oferecendo diversas modalidades. Andréa Richitelli, coordenadora do programa pela Secretária Municipal de Educação (Semed), explica que as atividades seguem o Plano Curricular de cada escola, porém são mais atrativas e não se assemelham às aulas. “É uma educação integral, com acompanhamento, criatividade e oficinas diferentes”. Andrea ressalta que a educação integral tem como finalidade valorizar, fomentar e contribuir para o desenvolvimento do ser humano, nas condições físicas, cognitivas, biológicas, social e afetiva. ”

No Tempo Integral II, os alunos retornam ou para as escolas, ou para os núcleos, como o Cemea Boa Vista ou a Casa do Menino e são acompanhados pelos departamentos de Arte e Cultura e de Educação Física Escolar, da Semed. Os alunos 6º ao 9º ano desenvolvem os Grupos de Liderança, que compreendem os Jovens Empreendedores, os Agentes de Meio Ambiente e os Grêmios Estudantis e contam com mais de mil adolescentes entre 11 e 14 anos.

Dos 26 mil alunos da rede municipal, 12 mil são atendidos em Tempo Integral. Na alimentação escolar, são oferecidas quase sete milhões de refeições por ano, e sete mil refeições por dia, somando investimento de R$ 12 milhões/ano.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar