Pedro Cine Fotos
Uberaba e Região

Sob monitoramento do MPMG, HC restabelece as cirurgias eletivas

Por: Rádio JM 730 AM 31/10/2017 7:30

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM) distribuiu comunicado informando o restabelecimento, na tarde de ontem, do estoque de compressas cirúrgicas e escovas degermantes. Em consequência, as cirurgias eletivas, suspensas no último dia 23, serão imediatamente retomadas. Porém, enquanto aguarda as respostas do município e do Estado para a recomendação expedida, a 14ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde continuará monitorando a situação do atendimento eletivo na instituição hospitalar.
Por meio de nota, o Hospital de Clínicas ressalta que, no período de suspensão das cirurgias eletivas, os atendimentos clínicos de alta e média complexidade foram integralmente mantidos, bem como 100% das cirurgias de urgência e emergência. No entanto, antes da suspensão era realizada uma média de 10 cirurgias eletivas de várias especialidades por dia.
Dessa maneira, a situação continuará sendo acompanhada de perto pela promotora de Defesa da Saúde, Cláudia Alfredo Marques Carvalho, pelo menos pelos próximos três meses. A promotora reforça que se durante esse período de monitoramento o serviço funcionar normalmente, é possível que o inquérito instaurado para apurar o problema no atendimento seja arquivado. Vale lembrar que a investigação começou após representação feita por funcionários do bloco cirúrgico e da enfermaria de clínica cirúrgica do Hospital de Clínicas. Segundo a denúncia, a falta de insumos não é um problema novo, sendo necessários improvisos em alguns casos.
Os profissionais informaram que no dia 19 de outubro, por exemplo, pacientes adultos e infantis, que ficaram dias esperando para ser operados, tiveram suas cirurgias simplesmente canceladas por falta dos insumos. Apuração do Ministério Público resultou em recomendação enviada ao município e ao Estado para que tomem medidas que garantam a normalidade do serviço de cirurgias eletivas no município.

Postado originalmente por: JM Online

%d blogueiros gostam disto: