Pedro Cine Fotos
Uberaba e Região

Uberaba adere ao Programa de Inovação Educação Conectada

Por: Rádio JM 730 AM 02/04/2018 7:30

Agência Brasil

Objetivo é universalizar o acesso à internet nas escolas, a formação de professores para novas tecnologias e uso de conteúdos educacionais digitais
A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa de Inovação Educação Conectado do Ministério da Educação, que contemplou 107 municípios em todo o estado de Minas Gerais. O programa cumpre diretrizes de práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula, que contemplam principalmente as tecnologias para atingir os fins educacionais desejados, como estabelecidos no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, dentro das metas 5 e 7, por exemplo.

De acordo com o chefe do Departamento de Tecnologia e Informática Educacional (Detic), Luiz Henrique de Araújo, o objetivo da nova política é universalizar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas, a formação de professores para práticas pedagógicas mediadas pelas novas tecnologias e o uso de conteúdos educacionais digitais em sala.

Luiz Henrique enfatiza que, a iniciativa é uma parceria entre os ministérios da Educação e o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e está dividida em quatro pilares: visão, formação, recursos didáticos digitais e infraestrutura. Diante disso, o MEC vai tornar disponíveis recursos digitais e incentivar a aquisição e socialização dos recursos entre todas as redes de ensino. A nova Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais do MEC integrará os diversos materiais digitais já desenvolvidos pelo Ministério e produzidos por outros parceiros. Já a formação para inovação e tecnologia vai cobrir três frentes: formação inicial, formação continuada e formação para articulação.

De acordo com a coordenadoria do programa em Minas, todos os articuladores indicados pelos municípios serão capacitados através de curso à distância, com início previsto para abril, pela plataforma LabTime, e poderão encabeçar a construção dos planos locais com toda a rede de educação dos seus municípios.

Postado originalmente por: JM Online

%d blogueiros gostam disto: