Uberaba: Credenciamento de cães e gatos para castração encerra na sexta-feira

 

Divulgação

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias encerra cadastro para castração de cães e gatos do Município de Uberaba na sexta-feira, dia (29). Até o último balanço, feito na sexta-feira (22), já haviam sido realizados 1.005 cadastros, sendo 295 cadelas, 240 gatas, 246 cães e 124 gatos. Destes, 444 cadastros foram realizados via site da Prefeitura e 561 por telefone.

Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica a importância do manejo populacional para resolver problemas como a superpopulação de animais abandonados nas ruas. O objetivo é promover a guarda responsável destes animais. “Nas ruas, eles estão sujeitos a maus tratos, envolvendo-se e/ou provocando acidentes de trânsito ou por agressão (mordeduras), além de prejudicarem a limpeza urbana ao destruírem sacos de lixo em busca de alimento e por defecarem em vias públicas, participando na cadeia de transmissão de zoonoses, entre outros, o que representa um risco para a saúde pública”, explica Lara.

Na primeira etapa do programa serão castrados cães machos pelo método farmacológico. Na segunda etapa, serão realizadas castrações cirúrgicas para cadelas e gatas. A castração farmacológica é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em parecer enviado para a Prefeitura Municipal de Uberaba, desde que seja acompanhada da castração de fêmeas, de ações de educação sanitária para a guarda responsável.

Cadastro. Os animais devem estar em boas condições de saúde e terem entre 4 meses e 7 anos de idade. Os tutores serão responsáveis por cadastrar o animal, deslocá-lo para realização do exame pré-operatório e do procedimento de castração e pelo pós-operatório. Os cadastros podem ser realizados por formulário eletrônico no site da Prefeitura ou via telefone no 3315-4173 ou 3317-4655. O interessado deverá ter em mãos o número do NIS no momento do cadastro. Todos os animais castrados serão identificados por meio microchip, ficando registrados no Município.

Leia também: Zoonoses reforça chamado para cadastro visando a castração de cães e gatos

Uberaba terá farmácia solidária animal

Supra promove Mutirão de Castração para cães e gatos

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: