Uberaba tem grupo de apoio pós-desastres que atuam nos períodos de chuva

Está ativo e equipado para atuar em Uberaba o Grupo de Reação a Desastres (Grede), criado com a proposta de atender e dar resposta aos desastres que venham a ocorrer na cidade em períodos de fortes chuvas, como as que ocorrem comumente no mês de março – em especial a tradicional chuva de São José.

O Grede foi anunciado em 2017 pelo prefeito Paulo Piau e reúne diversas repartições da administração municipal – Defesa Civil, Procuradoria Geral do Município, Chefia de Gabinete, Cohagra, Codau, as secretarias de Serviços Urbanos e Obras, Governo, Administração, Planejamento, Educação, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Fazenda, Comunicação, Agronegócio, Saúde e do SAMU.

Secretário Wellington Cardoso explica que dois grupos atuam em Uberaba. O primeiro é o PEP (Plano de Emergência Pluviométrico), que é grupo formado por equipes da prefeitura. O grupo conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, Cemig, Polícia Militar e Rodoviária e, apoio da climatologista Wanda Prata. “Este grupo atua no mapeamento de áreas de risco prevendo situações e necessidades de cada local que possa ser atingido atendido em possíveis enchentes”, diz.

Já em relação ao Grade, Cardoso destaca a importância da ação pós desastres. “Existe vítimas reais e possíveis de desastres. As ações devem ser rápidas e imediatas, por se tratar de uma frente de trabalho que trabalha exatamente no pós e não na prevenção. Todos os setores envolvidos possuem condições para atuar desde o salvamento (trabalho em campo), acolhimento das vítimas agindo para dar assistência e proteger a integridade física dos atingidos”, destaca.

De acordo com a agente da Defesa Civil Ana Luisa Bilharinho, nos últimos dois anos, as equipes tanto do PEP quanto do Grede vêm atuando diretamente para proteção dos munícipes atingidos. “Atuamos para dar a resposta imediata para qualquer situação que possa ocorrer em qualquer ponto da cidade. Estamos sempre atentos a qualquer situação, principalmente, as que envolvem fortes chuvas”.

Qualquer atingido em um desastre natural pode acionar a Defesa Civil pelo tridígito 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar