Pedro Cine Fotos
Uberaba e Região

UFTM e INMET lançam estação meteorológica automática

Por: Rádio JM 730 AM 28/06/2017 17:30

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) realizam o lançamento da estação automática de monitoramento climatológico em Uberaba, na Unidade II da Univerdecidade. Ela será capaz de medir temperatura, umidade, pressão atmosférica, vento e precipitação em tempo real. A solenidade acontecerá na próxima sexta-feira (30), às 10 horas, na Unidade II da UFTM, na avenida Doutor Randolfo Borges Junior, 1250, Univerdecidade.
Dada a importância do município e as características fisiográficas distintas, o INMET definiu como prioridade instalar a estação climatológica no local, que conta com uma área com dimensão de aproximadamente 12m x 18m, sem obstáculos significativos em seu entorno. A estação possui um sistema de envio de horário dos dados. São coletados de 10 em 10 segundos. Um dos destaques na inovação é que os dados são enviados para o Sistema Nacional sem que haja cobrança para liberar as informações via satélite. Segundo as informações, a estação é autossuficiente, utilizando um painel solar para funcionar.
O acordo de cooperação técnica entre as instituições prevê que os dados gerados pelos equipamentos sejam compartilhados pelo INMET, que disponibilizará o serviço de previsão do tempo em seu próprio site. O Instituto também será responsável pela manutenção da estação. Outro benefício é a divulgação dos dados de tempo e clima no portal da UFTM.

Postado originalmente por: JM Online

%d blogueiros gostam disto: