URA 090 – nova estrada ecológica de Uberaba é revitalizada

Parceria entre a Prefeitura de Uberaba, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Ministério Público Federal resultou na revitalização de 2,1 quilômetros da estrada rural URA-090. O projeto ecológico foi desenvolvido pelo professor doutor, Watson Rogério de Azevedo que também é coordenador de Inovação do Instituto Federal do triângulo Mineiro – IFTM.

O processo de revitalização se deu através de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o IFTM, intermediado pelo Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República, Thales Messias Pires Cardoso.

A Prefeitura, por meio da Secretaria do Agronegócio assessorou o projeto, enquanto a Funepu foi responsável pelo processo licitatório, e a engenheira Larisa Soriane, do IFTM, foi a responsável pela fiscalização.

“A estrada está liberada para trânsito e apresenta o diferencial de ser uma via rural ecologicamente correta. Foi construída em toda a sua extensão uma passagem inferior para a travessia dos animais silvestres, comuns naquela região, o que a torna uma referência para outras estradas rurais”, explica o professor.

Reunião – Azevedo ressaltou que o projeto, além de ter sido bem executado, foi econômico e por isso será possível utilizar parte da verba na construção de uma rotatória em frente ao Instituto, garantindo mais segurança aos transeuntes. Para alinhamento do projeto, o prefeito em exercício, João Gilberto Ripposati se reuniu com o secretário de Planejamento, Nagib Facury.

Conforme Nagib, o estudo do projeto arquitetônico para a implantação da rotatória já foi apresentado ao IFTM para análise e aprovação. Responsável por fazer a intermediação entre a Secretaria de Planejamento e o IFTM, para elaboração do projeto viário, o prefeito em exercício, João Gilberto Ripposati ressalta a importância da parceria da Prefeitura, sempre pronta para ajudar no desenvolvimento da cidade, estendendo sua força e seu apoio às instituições públicas existentes no município.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar