Anuncie
Uberaba e Região

Vigilância intensifica fiscalização de peixes e ovos de Páscoa

Por: Rádio JM 730 AM 10/03/2018 0:30

Operação Semana Santa, da Vigilância Sanitária, tem bons resultados, sem nenhuma apreensão até o momento. As vistorias começaram no início da Quaresma em mercados públicos, restaurantes, supermercados e feiras livres, analisando as condições dos pescados e ovos de Páscoa.
Marcos de Almeida Ribeiro, chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, destaca que a ação tem como objetivo garantir preventivamente as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e produtos comercializados nesta época do ano. “Em relação aos estabelecimentos que comercializam os pescados, nós não encontramos nenhuma irregularidade. Isso mostra que estão seguindo as normas, e o consumidor, por sua vez, deve sempre conferir se o local possui alvará sanitário”, explica Marcos.
Entretanto, seguindo histórico da operação, que já aconteceu em anos anteriores, normalmente no início da Quaresma a Vigilância Sanitária não encontra muitas irregularidades. “Ainda está recente, o comerciante geralmente faz uma programação, uma vez que a demanda é maior no início, e, com o passar do tempo, intensifica a nossa preocupação com aqueles pescados que não foram vendidos, sobre as condições em que estão. Por isto acredito que ainda podemos fazer apreensões”, explica. Marcos destaca que a operação acontece durante todo o período de Quaresma e, pelo que pôde perceber até o momento, os comerciantes estão cada vez mais cuidadosos e se adequando às normas.
Vale ressaltar que, no momento da compra, os consumidores devem ficar atentos às condições de higiene do local e observar se os peixes estão bem armazenados e acondicionados; peixes frescos devem ter olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico; e quanto aos pescados embalados, é preciso ter no rótulo a denominação de venda, data de validade, país de origem, prazo de validade, selo de inspeção federal e outras informações obrigatórias.

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: