28 Congresso
Uberaba e Região

Zoonoses tem até dia 23 para apresentar resultado do LIRAa

Por: Rádio JM 730 AM 17/04/2018 0:30

Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses faz análise de amostras coletadas durante a etapa de visitas para a confecção do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Este é o segundo levantamento do ano e o resultado final deve ser divulgado em breve. Dividido em 14 estratos, todos os bairros já foram visitados, sendo os imóveis escolhidos a partir de sistema usado para elaboração do LIRAa.
De acordo com a chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, a etapa das visitas foi tranquila, não houve problemas quanto à população, todos facilitaram o acesso, até mesmo o clima favoreceu, pois em dias de chuva o trabalho fica mais complicado. “Agora estamos terminando as análises das larvas coletadas, se realmente são de Aedes aegypti. Depois concluímos os dados para divulgação do resultado. Estamos na fase final. Temos que cumprir um prazo e apresentar o resultado ao Estado até 23 de abril, mas provavelmente vamos enviar antes desta data”, explica a chefe do Departamento de Zoonoses.
Quando questionada se o LIRAa deverá ser divulgado à imprensa e por consequência à população ainda nesta semana, Lara disse que provavelmente ainda nesta semana o Setor de Zoonoses conclui o levantamento. “Com tudo pronto, além do Estado, os dados serão repassados à Secretaria Municipal de Saúde, depois é definido o dia da divulgação. Porém, assim como a população, também queremos divulgar o resultado logo, pois direciona o nosso trabalho e mostra à população a situação atual para que também adote ações de prevenção”, explica Lara.

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: