Pedro Cine Fotos
Divinópolis e Região

Balanço das atividades do SAMU é apresentado durante o 1º Encontro Regional

Por: Rádio Minas 21/03/2018 16:40

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, promoveu nesta manhã (21) um encontro que reuniu prefeitos, gestores hospitalares e profissionais de saúde de toda a região Centro-Oeste.

O primeiro encontro regional do SAMU reuniu prefeitos, gestores hospitalares e profissionais de saúde de toda região Centro-Oeste. A proposta principal foi discutir o alinhamento dos atendimentos prestados pelo serviço com os que são oferecidos nas unidades hospitalares da região.

Também foi apresentado o balanço das atividades nos 54 municípios da região Centro-Oeste. O serviço conta com 31 ambulâncias, sendo 24 de suporte básico e sete de suporte avançado.

Nesses nove meses de operação, o SAMU recebeu 170 mil e 28 ligações e conseguiu atender 28 mil e 72 casos. A maioria deles foram clínicos (66%) e traumas (27%). Atualmente, cerca de 397 funcionários trabalham no serviço que tem um custo mensal de quase R$ 2,8 milhões.

Dentre as dificuldades enfrentadas, uma das que mais preocupam o coordenador do SAMU é a falta de leitos para UTI neonatal. No Hospital São João de Deus, a sala vermelha, local que oferece capacidade tecnológica e profissional para o atendimento de pacientes em emergência ou urgência médica, conta hoje com 13 especialidades, sendo oito profissionais na porta e cinco de sobre aviso.

A implantação do SAMU fez com que muitos municípios reduzissem os gastos com as transferências de pacientes para outras cidades. Um exemplo disso é a cidade de Luz. De acordo com o prefeito, a economia foi de até 70%.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

%d blogueiros gostam disto: