Pedro Cine Fotos
Divinópolis e Região

Corpo de Bombeiros de Divinópolis alerta sobre queimadas no período seco

Por: Rádio Minas 28/06/2017 12:40

Esse período de frio, porém, de tempo seco, é propício para acontecer as queimadas e incêndios. O Tenente Boaventura do Corpo de Bombeiros de Divinópolis em entrevista na manhã desta quarta-feira (28), faz um alerta a população divinopolitana em relação as queimadas e os riscos.

Segundo Tenente Boaventura algumas pessoas aproveitam esse clima seco para atear fogos em lotes vagos ao invés de limpar o lote com outras maneiras. Limpar os lotes ateando fogo segundo Boaventura acaba fazendo com que haja incêndio, e até mesmo, que este fogo alastre para demais locais, atingindo matas e até residências.

Sobre riscos de doenças relacionadas com o acúmulo de fumaça do incêndio, o Tenente disse que isso ocorre principalmente nos casos de crianças, uma vez que o clima fica ruim, o ar fica bastante poluído, gerando o aumento de doenças respiratórias culminando em casos que chegarão até a equipe do Corpo de Bombeiros e na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA 24h).

Ainda conforme o Tenente, existe aquela situação onde a pessoa do campo limpa o lote por meio da queimada, tenta fazer a queimada de forma controlada, mas devido ao tempo seco, esse queimada perde o controle. E existe também casos ocorridos na área urbana, onde as pessoas costumam atear fogo em lotes e esse fogo também acaba perdendo o controle.

Em forma de alerta, Tenente Boaventura informou que este ato de colocar fogo em lotes, matas, vegetação, é crime ambiental. “Se alguém presenciar alguma pessoa ateando fogo, denuncie e se caso perceber que o fogo saiu do controle entrar em contato imediatamente para o corpo de Bombeiros.

.

Vale ressaltar que a área de atuação do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Divinópolis são as cidades de: Divinópolis, Oliveira, Formiga, Nova Serrana, Itaúna, Pará de Minas. Do do mês de Janeiro a Junho de 2015 nessas cidades foram registrados 184 incêndios, sendo 112 em lotes vagos. Em 2016, nessas cidades de Janeiro a Junho foram 405 incêndios, sendo 254 são em lotes vagos. A reportagem apura novas informações em relação aos incêndios em lotes neste ano de 2017.

 

.

Confira entrevista com o Tenente Boa Ventura do Corpo de Bombeiros de Divinópolis:

.

 

 

Postado originalmente por: Minas AM/FM

%d blogueiros gostam disto: