28 Congresso
Divinópolis e Região

Divinópolis decreta situação de calamidade financeira na saúde e serviços são readequados

Por: Rádio Minas 28/12/2017 19:40

Foi publicado nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial dos Municípios, um decreto de calamidade na área da saúde.  Divinópolis ainda não recebeu os repassasses do Governo do Estado. A prefeitura ainda anunciou que algumas modificações serão feitas nos atendimentos.

O decreto de calamidade financeira na área da saúde foi publicado no Diário Oficial dos Municípios.  Segundo o município, Divinópolis não está recebendo os repasses mensais do Governo de Minas. O valor já supera R$ 25 milhões.

Segundo o executivo, os repasses do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), captado pelo governo mineiro, também não foi repassado ao município.

Uma comissão composta por três servidores municipais vai acompanhar a situação durante 180 dias. Eles devem averiguar as medidas adotadas e elaborar relatórios sobre a situação em Divinópolis.

Com a publicação desse decreto, algumas modificações serão realizadas na área da saúde:

  • Haverá suspensão do pagamento de ajudas de custo para viagens intermunicipais para tratamentos de saúde em outras localidades.
  • Outra mudança se refere à Policlínica, que passa a funcionar no prédio do Centro de Especialidades Médicas.
  • Também haverá redução nos veículos que atendem nas Unidades de Estratégia da Família.
  • O contrato de transporte de pacientes do CAPS AD será suspenso caso não seja apresentando o contrato recém-vencido.
  • Um complexo administrativo será criado para conter gastos e ainda haverá mudanças no quadro de funcionários da área da saúde

Sobre possíveis alternativas para enfrentar a situação de calamidade na área da saúde, o procurador geral do município, Wendel Santos, afirma que o sistema deve ser remodelado, começando pela UPA.  

Postado originalmente por: Minas AM/FM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: