28 Congresso
Divinópolis e Região

Falta de chuva faz nível dos rios cair em Divinópolis

Por: Rádio Minas 31/08/2017 19:40

Uma rápida pesquisa é possível perceber a falta de água nos córregos e rios. A falta de chuva, aliada as ações do homem são fatores que levam a água a se tornar uma mercadoria cada vez mais valiosa.

Com dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) foi possível perceber que o Rio Pará, em Divinópolis cai a vazão diariamente sendo em 09-08 estava em 4,36 m³/s para 3,81m³/s. Foram 0,55m³/s a menos e em seis dias de contagem.

Ainda de acordo com o Simge estão operando em restrição os rios Pará, Brumado, Serra Azul, Das Velhas e Suaçuí Grande. Em nível normal apenas São Domingos e Tijuco, nas cidades de Ituiutaba e São Domingos (já na região do triângulo mineiro).

A Cemig que opera os reservatórios divulga diariamente dados que comprovam o desaparecimento rápido da água nos leitos dos rios. A Usina de Três Marias caiu o o volume útil em 4,5% nos últimos 30 dias, saindo dos 23,0% em 30 de julho para 18,5% em 30 de agosto.

A Usina de Carmo do Cajuru não foge a regra, o volume útil de 30,4% em 12 de agosto caiu para 28,8% na medição de hoje, 31 de agosto.

 

Postado originalmente por: Minas AM/FM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: