Encontro
Divinópolis e Região

Floramar está com 3 vezes mais presos do que a capacidade e obras de ampliação permanecem paradas

Por: Rádio Minas 16/11/2017 15:40

O presídio Floramar está com a ocupação quase três vezes a mais do que comporta a sua capacidade. Em busca de tentar resolver o problema, foram iniciadas as obras de ampliação do local, mas, há mais de um ano elas seguem paralisadas.

A superlotação do sistema prisional é um problema crônico que o país sofre há décadas. Em Divinópolis, por exemplo, o presídio Floramar que foi construído para atender 277 presos, está atualmente com mais de 700 detentos, 3 vezes mais do que a sua capacidade. Segundo o juiz Francisco de Assis Corrêa um dos fatores que implicam nesse sufoco, são os chamados presos provisórios. Aqueles que já foram julgados, mas recorrem às outras instâncias.

Para tentar desafogar o local, ao lado, começou a ser construído em 2014 um anexo de 5 blocos com capacidade para receber 306 prisioneiros, isso daria uma aliviada, mas a obra está 75% concluída e estava prevista para ser inaugurada no segundo semestre deste ano, porém, ainda não há notícias sobre a retomada dos trabalhos.

Uma outra alternativa seria o método da APAC que trabalha com no máximo 200 detentos. Para que o preso seja reintegrado, ele recebe assistência espiritual, social, médica, psicológica e jurídica a família também é envolvida no processo. O terreno que vai receber a sede do projeto conta com aproximadamente 8 mil metros quadrados e foi doado pelo município há cerca de 3 anos. O maior apoio vem da vara de execução penal, que já repassou um montante de 590 mil reais para a construção.

Ainda não há previsão de quando o local será inaugurado, pois a obra está sendo feita através de doações. Mas o projeto segue sendo executado. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública hoje existem 12 obras no sistema prisional de Minas Gerais. Todas aguardam levantamento de recursos e aprovação de licenças para serem concluídas.

 

 

Postado originalmente por: Minas AM/FM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: