Anuncie
Divinópolis e Região

Secretaria de Administração pede revisão em critério de seleção de Concurso Público de Divinópolis

Por: Rádio Minas 01/11/2017 9:40

A reportagem do Sistema MPA de Comunicação recebeu um questionamento na última terça-feira (31), do professor-instrutor Célio Bastos da Autoescola Valadares, em Divinópolis, em relação ao edital do Concurso da Prefeitura.

Segundo Célio Bastos, no edital da Prefeitura consta vagas para agentes de trânsito, porém, não se menciona no edital matéria específica de legislação de trânsito, além de ser exigida no edital somente a habilitação na Categoria A. O instrutor ainda acrescentou que recentemente houve uma palestra da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) na Autoescola e ele fez este questionamento e a resposta da Settrans foi que houve realmente um erro e a Secretaria já estava pronta para corrigir esse erro através de uma errata, sendo que nesta errata iria constar a matéria de legislação de trânsito, inclusive haveria o acréscimo da habilitação na categoria B.

Durante entrevista, Célio Bastos, contou sobre a sua experiência no trânsito e disse que é instrutor há mais de 5 anos, além de ser formado em Segurança no trânsito. Nesses anos trabalhando em prol do trânsito de Divinópolis, o que ele percebe é que a base do trânsito é a educação e o que o espanta é a formação dos agentes no sentido de: Será que esses agentes tem formação para o trânsito? Como e onde foi feita essa formação? Será que eles estudaram esta matéria de legislação do trânsito?

Vale ressaltar que Divinópolis foi considerado o pior trânsito do Brasil em 2011. “Eu como profissional do trânsito, eu luto diariamente dentro de sala de aula para conscientizar, educar e formar condutores. Mas, esbarramos em uma fiscalização completamente despreparada e sabemos que a legislação brasileira muda rapidamente. Só essa semana foram apresentadas seis resoluções novas regulamentando o Código de trânsito brasileiro, sendo que uma delas, foi a resolução 706 que regulamenta a multa para o pedestres e para o ciclistas. Eu gostaria que a Settrans, além desse papel de fiscalizar e lavrar auto de infração no trânsito,  gostaria de vê-la tendo dialogo com a sociedade”, afirmou.

Em contato na manhã desta quarta-feira (01), com o Diretor de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis, Evandro Araújo, este entrou em contato com o Gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito da Settrans, Cleiton José de Sousa, o qual explicou que realmente procede essas informações do Célio Bastos, tanto a questão da matéria específica de legislação, quanto a questão da exigência somente da categoria A.  Segundo Cleiton, um ofício já foi encaminhado a Secretaria de Administração para que a correção seja feita. “A Settrans reconheceu as necessidades, não que o edital esteja errado, mas haverá sim este acréscimo. Quando tiver mais detalhes da correção, vamos posicionar sobre o assunto”, explicou

.

Ouça áudio de Célio Bastos:

.

 

 

.

Relembre Matéria:

.

Publicado edital do concurso da Prefeitura de Divinópolis

Postado originalmente por: Minas AM/FM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: