Velho Itapecerica resiste bem as chuvas, mas a situação é de alerta

O Rio Itapecerica, que corta a cidade de Divinópolis resistiu muito bem as fortes chuvas que insistem em cair na região. Apesar de subir quase um metro, a água segue seu curso e não houve transbordamento. Mas a situação é de alerta. Em outras localidades foi necessário a intervenção da defesa civil.

Segundo a defesa civil, o nível do Rio Itapecerica e do Rio Pará, assim como o de seus afluentes não para de subir. A região deve permanecer em alerta para possíveis inundações, principalmente no município de Itapecerica, onde os acumulados de precipitação em 24 horas não param de subir.

A situação atualizada nas duas estações de monitoramento das referidas bacias mostra o acumulado em 24 horas: Itapecerica 72 mm (alerta vermelho na classificação do CEMADEN) e Carmopolis de Minas 50 mm.

Já choveu 210 mm  desde do dia 1/11/2.018 até o dia 20/11/2.018. O Rio Itapecerica teve várias variações de cheias e baixas devido o rio ter um bom escoamento de água. A última medição foi feita ontem (20) às 20h  e o rio está com 30 cm acima do normal, sendo que nas áreas mais baixas, como  Esplanada, Antônio Fonseca, Dom Pedro Segundo, Belvedere e Turma do 48 o rio subiu um metro acima do normal.

O estado é de alerta e observação porque na cidade Itapecerica, Cláudio e regiões próximas está chovendo muito, este volume é esperado e pode representar de 60cm a dois metros de cheia. Nos dias 21 e 22 pode chover mais 40 mm de chuvas.

Rua José de Alencar com Martin Cyprien, o Córrego Olhos S’Água, próximo cemitério do Belvedere inundou as ruas. 

Outra situação foi o Alto São João de Deus, com as chuvas constantes a terra molhada e houve intervenções.

Velho Itapecerica resiste bem as chuvas, mas a situação é de alerta
Velho Itapecerica resiste bem as chuvas, mas a situação é de alerta
Velho Itapecerica resiste bem as chuvas, mas a situação é de alerta

O post Velho Itapecerica resiste bem as chuvas, mas a situação é de alerta apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar