Pedro Cine Fotos
Viçosa e Região

Coleta seletiva em viçosa passa por momento precário

Por: Rádio Montanhesa 12/10/2017 11:20

A professora Nádia Souza usou a Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (10) para falar sobre a precarização da coleta seletiva de resíduos sólidos em Viçosa. Nádia é coordenadora do “Projeto InterAção – Responsabilidade Social e Meio Ambiente”, programa de extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) focado no fortalecimento da coleta seletiva, em parceria com a Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE) e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT).

Nádia afirmou, durante seu discurso, que há cerca de três meses o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE), responsável por levar os resíduos até a usina, tem diminuído a coleta seletiva. Segundo ela, o veículo utilizado para este fim está dando suporte ao serviço tradicional de coleta de lixo: “o único caminhão destinado a esse serviço tem sua rota parcialmente desviada para dar suporte à coleta convencional desde julho, reduzindo as entregas nas associações de catadores”.

A coordenadora do projeto apresentou a quantidade de materiais recicláveis comercializados pelas ACAMARE nos últimos seis meses. De acordo com os dados, a queda na média trimestral foi de 15 toneladas de resíduos. Isso causa dois problemas: o primeiro é o impacto que o lixo adicional depositado no aterro gera, pois além de diminuir o tempo de vida útil do local, ele poderia ser utilizado de outra forma, como propõe o projeto. O outro ponto quem destaca é a professora, e tem a ver diretamente com a renda dos catadores. “A precarização e sucateamento da coleta seletiva de Viçosa […] deixa de gerar renda para as famílias dos catadores”, disse.

Ao final da fala da professora Nádia Souza, foi proposta a abertura de uma comissão para discutir o assunto, que foi bem aceita pelos parlamentares presentes.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Viçosa

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

%d blogueiros gostam disto: