Pedro Cine Fotos
Viçosa e Região

Crise financeira e ética no brasil foram os principais temas do i encontro de cidades da zona da mata norte

Por: Rádio Montanhesa 28/06/2017 1:20

Dezenas de prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil da região da Zona da Mata Norte se reuniram em Viçosa na última quinta-feira (22). O objetivo era discutir o cenário atual dos Municípios da região, o impacto da crise financeira nacional nas cidades, as dívidas do Estado e União com os Municípios e a questão do Pacto Federativo durante o I Encontro de Cidades da Zona da Mata Norte.

O ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Márcio Lacerda, foi convidado para abordar os temas e mediar as discussões. Em sua fala ele destacou que “o quadro em nível nacional é complexo, com crise política, econômica, financeira e ética, que cria uma enorme dificuldade, principalmente para os municípios, que já vem há muito tempo assumindo obrigações dos governos Estadual e Federal”.

Questionado sobre qual deve ser a postura dos Municípios diante desse quadro, Lacerda ressaltou que essas dificuldades criam também algumas novas tarefas para os prefeitos, que “devem trabalhar para melhorar tecnicamente sua gestão, melhorar a arrecadação e a receita local, reduzir as despesas, aumentar a produtividade do trabalho dos funcionários e, por fim, reforçar a ação política a fim de mudar a repartição global de receitas e despesas”.

Lacerda disse ainda que é preciso conscientizar a população sobre as “injustiças da federação, onde os prefeitos estão cada vez mais trabalhando com uma parcela de menor percentual do total das receitas do país e arcando com a maior parte nas despesas totais. Isso é injusto e é grave. Não pode mais permitir que o congresso vote leis e obrigações sem dizer de onde o recurso virá”.

O prefeito Ângelo Chequer também demostrou indignação. Ele disse que “vivemos em uma república palaciana” e questionou: “até quando as riquezas produzidas nos municípios sustentarão os altos salários em Brasília?”. No encerramento, Chequer disse que “não vai faltar da nossa parte empenho para transformar essa realidade” e que “a grande participação dos prefeitos no evento mostra a nossa unidade num propósito de construção de uma região fortalecida”.

Com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

%d blogueiros gostam disto: