Plano de contingências para o período de chuvas é apresentado pela prefeitura

Está sendo realizado um plano de contingência para o período das chuvas de 2018. Idealizado pela Defesa Civil, ligada a Superintendência de Gestão Pública e Governança, o plano soma esforços de diversos órgãos para a prevenção e minimização de impactos negativos das chuvas esperadas para os próximos meses.
O objetivo do plano de contingências é estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos diversos órgãos quando acontecer eventos adversos, como inundações e escorregamentos, no sentido de minimizar os danos e prejuízos. O plano é estruturado a partir do mapeamento das áreas de risco da cidade, então é feito a setorização do risco e o diagnóstico dos graus de probabilidade: sem risco; baixo risco; médio risco e alto risco. No documento também são definidos as funções de cada setor durante as diversas ações. Esse plano contempla desde organização de possíveis abrigos a mudanças de trânsito que podem ocorrer no caso de transtornos nas vias.
Estavam presentes na reunião, representantes das secretarias de Finanças; Agropecuária e Desenvolvimento Rural; Fazenda; Obras e Serviços Públicos; da Diretoria de Trânsito; da Superintendência de Gestão Pública e Governança; do Instituto de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (IPLAM); do Tiro do Guerra; do Corpo de Bombeiros da Universidade Federal de Viçosa; do Corpo de Bombeiros Militar de Viçosa; e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
O Plano foi apresentado pelo Superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan. De acordo com o superintendente, o chamado “posto de comando”, comitê criado para agir nessas situações de risco, está preparado para atuar de forma rápida e efetiva: “O posto de comando conta com a ação conjunta de diferentes órgãos municipais que atuam na prevenção e na contingência de emergências. Trabalhamos de forma continua no recolhimento de informações, principalmente para agir nesta época do ano. Fazemos plantões para atender a população da melhor forma possível e evitar o agravamento das situações”.

A Defesa Civil atende 24 horas. Em caso de emergências, a população poderá entrar em contato por meio do telefone 199 ou 3891-6035.

Fonte: PMV – Diretoria de Comunicação. 

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: