Com Brasil mais obeso, número de cirurgias bariátricas aumenta 47% em 5 anos

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica mostram que cresceu em 47% o número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil em 2017. O número representa 105,6 mil cirurgias feitas no ano passado, contra 72 mil procedimentos feitos em 2012.
CRESCIMENTO
O aumento foi principalmente no setor privado, mas no SUS, que fez 9,8% do total de operações, também houve crescimento: 224% em relação a 2008, segundo o Ministério da Saúde.
OBESA
No Brasil, quase uma em cada 5 pessoas adultas é obesa (18,9%). O índice é 60% maior do que o início da série histórica, em 2006, mas, depois de sucessivos crescimentos, parece ter estagnado nos últimos 3 anos, de acordo com o ministério.
SOBREPESO
Já o sobrepeso atinge 53,8% da população que vive nas capitais. Doze anos atrás, este índice era de 42,6% – os homens são os mais atingidos.
MASSA
É considerado obeso quem tem o IMC – índice de massa corpórea, calculado com o peso e altura da pessoa – maior que 40. A cirurgia bariátrica pode ser indicada em casos com IMC a partir de 30 (sobrepeso), a depender da gravidade das doenças relacionadas.

Postado originalmente por: 93 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar