Decreto determina alimentação saudável nas escolas a partir de junho

Decreto determina alimentação saudável nas escolas a partir de junho
Foto: Imagens Google

A partir de 7 de junho, todas as escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas de Minas Gerais terão de cumprir uma série de ações para promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável, incluindo o incentivo ao consumo de alimentos como frutas, legumes e verduras. As determinações foram estabelecidas por decreto e, passados 180 dias de sua publicação, deverão ser colocadas em prática pelas escolas.

Em entrevista ao programa, Super Tarde, conduzido pelo comunicador Paulo de Souza, o Superintendente Regional de Ensino, Sandro Carrizo e a Nutricionista Tatiane Pereira que também atua na Superintendência, falaram sobre esse novo decreto.

De acordo com Sandro, todas as escolas estaduais da região já estão adaptadas em oferecer uma alimentação de qualidade para os alunos. Tatiane ressaltou que são realizados diversos projetos para combater a obesidade infantil, algo que preocupa os pais dos alunos e o Ministério da Saúde.

O decreto estadual também prevê a proibição do fornecimento e comercialização de produtos e preparações com altos teores de calorias, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal, ou com poucos nutrientes. Fica vedada, ainda, a exposição de materiais publicitários que tenham como objetivo persuadir crianças e adolescentes para o consumo de produtos com alto valor calórico, incluindo aqueles que utilizem personagens, apresentadores infantis, desenhos animados ou de animação, entre outros.

Sandro também ressaltou que 30% dos alimentos consumidos pelos alunos são fornecidos pela agricultura familiar, principalmente verduras e frutas. Além do alimento ser produzido sem o uso de agrotóxico, ajuda na economia das famílias que fornecem os alimentos.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar