Disputa começa neste sábado; conheça as 11 equipes que brigarão com o NAC pelo acesso

Disputa começa neste sábado; conheça as 11 equipes que brigarão com o NAC pelo acesso
Arte : Federação Mineira de Futebol

A partir deste sábado (17) 12 equipes do futebol mineiro começam se enfrentar pelo Campeonato Mineiro – Módulo II (a 2ª divisão do estadual). Algumas equipes começaram seus planejamentos ainda no ano passado enquanto outras iniciaram suas atividades há poucas semanas. Independente do tempo de preparação o objetivo é um só: conquistar o acesso para a elite do futebol mineiro na temporada de 2019.

No entanto, para chegar lá, os times terão que percorrer, literalmente, um longo caminho. Com a mudança no regulamento, em relação ao ano passado, na 1ª fase todas as equipes se enfrentam em turno único. Ao final da 11ª os dois últimos são rebaixados e os quatro primeiros se classificam para as semifinais. Na sequência os dois finalistas garantem o acesso e disputam o título.

Na 1ª rodada 5, dos 6 jogos, serão realizados neste sábado:  Betinense x Uberaba, em Nova Serrana; Social x Tupynambás, em Coronel Fabriciano; Mamoré x CAP Uberlândia, em Patos de Minas; América-To x Tricordiano, em Teófilo Otoni; e Ipatinga x Guarani, no Vale do Aço. Nacional x Democrata-SL, fecham a rodada na próxima segunda-feira (19), em Muriaé.

Conheça um pouco das 12 equipes que disputarão o Módulo II em 2018:

Nacional de Muriaé

O NAC tem uma das melhores estruturas entre os clubes do interior. Nos últimos dois anos classificou para a 2ª fase do Módulo II e ficou perto do acesso.

O clube chega com um elenco forte, entre os principais atletas estão o volante Makelele (ex-Grêmio, Palmeiras, Coritiba), o atacante Jajá (ex-Cruzeiro), os atacantes, Baianinho e Michel Paulista, que conquistaram o acesso em 2016 pelo América-TO e o maior artilheiro da história recente do clube, o meia Danilo que faz sua 3ª passagem pelo NAC.

O planejamento para a competição de 2018 começou no segundo semestre do ano passado com a contratação do treinador Márcio Pereira (Vice-campeão da 2ª divisão com o clube em 2014).

Técnico do acesso em 2014, Márcio Pereira tentará levar o NAC à elite do futebol mineiro (Foto: Rádio Muriaé)

América-TO

O Dragão foi uma das equipes rebaixadas no Módulo I na temporada passada. Uma das principais contratações do é o experiente meio-campo Bruno Barros, porém, o atleta rompeu os ligamentos do joelho esquerdo durante a pré-temporada e será submetido a cirurgia. Ele será o auxiliar do técnico Júnior Gomes.

Entre os jogadores que compõem o elenco estão o lateral-esquerdo Yuri e o volante Josimar, que defenderam as cores do NAC no ano passado. 

Betinense

Em 2017 o Betinense “sobrou” na 1ª fase do Módulo II e rapidamente se despontou como um dos favoritos ao acesso, mas perdeu fôlego no hexagonal e mesmo assim terminou a competição em 3º lugar.

Este ano o clube saiu de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, e mandará seus jogos e Nova Serrana.

No elenco estão o goleiro Glaycon, que defendeu o NAC na temporada de 2015, e na frente o experiente atacante Bruno Mineiro (ex-América-MG e Atlético-PR). No comando da equipe está o jovem treinador Marcelo Albino, de apenas 37 anos.

CAP Uberlândia

Para apagar a campanha de 2017 no Módulo II quando brigou contra o rebaixamento, a equipe do Triângulo Mineiro contratou o experiente zagueiro André Alves, 36 anos, que teve um ano bastante diferente. Na temporada passada o atleta foi campeão do Módulo II com o Patrocinense e campeão da 2ª divisão com o Ipatinga.

Quem também está no time comandado por Luiz Eduardo, ex-goleiro do Atlético nos anos 80, é o atacante Cassiano que jogou pelo NAC em 2015.

Democrata, de Sete Lagoas

Recém-promovido ao Módulo II, o Democrata, de Sete Lagoas, aposta este ano na fama de “Rei do Acesso” do treinador Gérson Evaristo para voltar à elite do futebol mineiro. O técnico comandou o NAC durante o hexagonal no ano passado.

O goleiro Ranule (que jogou no NAC em 2016), o zagueiro Carciano, campeão do Módulo II com o Democrata de Governador Valadares em 2016 e o experiente atacante Pardal (ex-Social) são algumas das referências da equipe.

Guarani, de Divinópolis

Rebaixado do Módulo I em 2016, o Bugre é uma das equipe mais tradicionais da competição. Este ano será comandado pelo treinador Gian Rodrigues, 45 anos, (ex-Social) que fará sua 3ª passagem pelo clube.

Entre os jogadores do elenco estão o zagueiro Élder (capitão do NAC na temporada passada) e o meia atacante Thiers Magalhães, de 29 anos, formado na base do Cruzeiro.

Ipatinga

O Tigrão do Vale do Aço iniciou em 2017 um projeto de reestruturação para voltar a figurar entre os grandes de Minas Gerais. E começou com sucesso ao conquistar o título da 2ª divisão do estadual no ano passado.

O clube abriu os cofres no início da temporada e trouxe nomes importantes na montagem do elenco, começando pelo treinador Eugênio de Souza que já conquistou acessos por vários clubes do futebol mineiro tendo como seu grande trabalho o título da Série D, do Campeonato Brasileiro de 2014 pelo Tombense.

O elenco é recheado de experientes jogadores e jovens talentos. A contratação mais badalada até o momento é do meia Bernardo (ex-Vasco, Cruzeiro e Palmeiras entre outros). Artilheiro da 2ª divisão no ano passado com 17 gols, o atacante Paulo Henrique foi mantido. O goleiro artilheiro Márcio (ex-Goiás, Fortaleza e Bahia) foi anunciado recentemente. O muriaeense João William (que jogou as duas últimas temporadas pelo NAC) também faz parte do elenco.

O meia muriaeense, João Willian, vai defender o Ipatinga na competição (Foto: facebook/ Ipatinga Futebol Clube)

Mamoré

Comandado pelo técnico Wantuil Rodrigues, (que comandou o NAC em 2016), o Mamoré é outra grande força do interior de Minas. O elenco conta com peças importantes, principalmente no setor ofensivo, entre eles: Djair (ex-Coritiba), Evandro Russo, (ex-Guarani), além do ágil e habilidoso Jouberth, atuou no NAC nas temporadas de 2014 e 2015.

Aos 38 anos o atacante Luizinho é um dos destaques do time e fará sua 5ª temporada pela equipe de Patos de Minas.

 

 

Social

A tradicional equipe do Módulo II começa a competição com problemas. O clube não apresentou laudos técnicos à Federação Mineira de Futebol (FMF) dentro do prazo previsto e, por isso, fará sua estreia em casa com portões fechados, sem torcida.

Dentro de campo foi montado um elenco competitivo. No comando o treinador mais jovem da competição, Conrado Ramos, de 32 anos, ex-atleta do clube. No elenco estão o lateral direito Arílton (ex-Paraná e base do Internacional), atacante Dodô (ex-Audax-RJ) e o jovem Paulinho (ex-Villa Nova).

Tricordiano

Após dois anos seguidos disputando o Módulo I do Campeonato Mineiro a equipe de Três Corações foi rebaixada em 2017. Com problemas extra campo, o clube terá que mandar seus jogos na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte,  e a mais de 400km de sua sede.

O nome mais conhecido do Tricordiano está no banco de reservas, o treinador Reinaldo, ex-jogador, ídolo do Atlético-MG e com passagens pela Seleção Brasileira.

Um dos principais nomes da equipe é o centroavante Ivan Fiel, o Brasão, com passagens inclusive no futebol do exterior. O clube apresentou o veterano zagueiro Álvaro (ex-Flamengo e Seleção Brasileira) que chegou a treinar com o elenco, mas foi dispensado.

Tupynambás

No seu retorno ao futebol profissional em 2016, após quase uma década, o Baeta conquistou o acesso no mesmo ano. Em 2017 fez uma boa 1ª fase, mas terminou chegou ao hexagonal.

Alberto Simão será o comandante da equipe na competição. O elenco é formado em sua grande maioria por jovens jogadores. Os mais experientes são o goleiro Glaysson (vice-campeão da 2ª divisão com o NAC em 2014) e o atacante Ademilson que segue na ativa aos 43 anos.

Uberaba

Comandado pelo também jovem e promissor Neto Pajolla de 32 anos, o Zebu mais uma vez montou um elenco com jogadores que têm experiências em clubes de várias partes do país. Destaque para o meia Lucas Crispim que já vestiu a camisa do Criciúma, e também o centroavante Tiago Cavalcanti (ex-Atlético-MG e Chapecoense) campeão do Módulo II pelo Democrata de Governador Valadares em 2016.

 

Texto: Rádio Muriaé – reprodução na íntegra ou parcial do conteúdo (texto e imagem) permitida somente mediante crédito.
 

 

Fonte : Radio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar