Entrevista: médico gastroendoscopista, Tiago Bastos, fala sobre refluxo

Entrevista: médico gastroendoscopista, Tiago Bastos, fala sobre refluxo
O especialista participou do programa Manhã da Muriaé, nesta quinta-feira (15)

O refluxo gastroesofágico, ou apenas “refluxo”, como é mais popularmente conhecido, foi tema de entrevista especial com o médico gastroendoscopista, Tiago Bastos, na edição desta quinta-feira (15), do programa “Manhã da Muriaé”. O especialista conversou sobre a doença com os comunicadores, Jorge Luiz e Gilson Jr.

O refluxo é uma doença digestiva na qual os ácidos presentes no estômago voltam pelo esôfago devido ao não funcionamento normal da válvula responsável por impedir que o suco gástrico suba. Nesse quadro, o conteúdo ácido do estômago retorna, causando irritação dos tecidos que revestem o esôfago, desencadeando diversos sintomas.

De acordo com estatísticas do Hospital Israelita Albert Einstein, no Brasil, o refluxo atinge mais de 2 milhões de pessoas por ano. Tiago Bastos explicou que o problema acomete pessoas de todas as idades, e alertou que a longo prazo o refluxo aumenta os riscos de surgimento de doenças graves, como câncer de esôfago.

Na lista dos muitos sintomas, queimação no estômago que pode subir até à garganta; gosto amargo na boca; pigarro; tosses; náusea e vômito.

Entre as causas do refluxo, estão gravidez, hérnias de hiato, má alimentação e um desequilíbrio de ácido do estômago. Tiago Bastos citou uma lista de alimentos que devem ser ingeridos com moderação, pois são fortes causadores de refluxo. Entre eles, estão: doces 9 em especial o chocolate); café, frituras e alimentos muitos gordurosos; frutas cítricas e bebidas alcóolicas.

O especialista ressaltou ainda alguns comportamentos perigosos, como deitar e dormir logo após comer, fazer grandes intervalos entre as refeições – o que leva geralmente a pessoas a comer muito de uma só vez -, e ingerir muito líquido durante a refeição.

Quanto ao diagnóstico, Tiago Bastos afirmou que há algumas opções, mas destacou que o principal meio para diagnosticar o refluxo é através do exame de endoscopia. Já o tratamento depende e muito d judança de hábitos dos pacientes, principalmente, no que diz respeito à alimentação.

O médico Tiago Bastos atende todos os dias na clinica Cedadi que fica no edifício Center Gávea, na Av. Carolina Brum nº 35, atrás da Osaka Toyota.  O contato é o 3721-4724.

 

Fonte : Radio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar