Pedro Cine Fotos
Muriaé e Região

Piracema começa nesta quarta e PM do Meio Ambiente alerta para restrições

Por: Rádio Muriaé 31/10/2017 14:48
Piracema começa nesta quarta e PM do Meio Ambiente alerta para restrições
Piracema vai até o dia 28 de fevereiro de 2018; PM do Meio Ambiente fará fiscalizações (Foto: Arquivo)

O período da Piracema começa amanhã (1º) e o 5º Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente, em Muriaé, já divulgou comunicado com orientações sobre a pesca neste período e também anunciou que realizará fiscalizações. Piracema é o período de reprodução dos peixes que se deslocam até as nascentes dos rios ou até regiões rasas dos mesmos para desovar.

Até o dia 28 de fevereiro de 2018 é proibida por lei a pesca de espécies nativas como piau, cascudo, acará, lambari, bagre e traíra. Aquele que ignorar a proibição poderá responder até mesmo criminalmente, além de pagar multas.

Vale destacar que durante a piracema é permitido a pesca de peixes alóctones/híbridos, como por exemplo, bagre africano, tambacu, tambaqui, tilápia e carpa, desde que respeitado o limite de 3kg mais um exemplar da mesma especificação.

Clique aqui e tenha acesso ao site do Instituto Estadual de Florestas (IEF) com links para as três portarias do órgão que regulamentam a pesca durante o período da piracema.  

Em caso de dúvidas o interessado pode entrar em contato com o 5º Grupamento da PM de Meio Ambiente, em Muriaé, pelos telefones (32)3722-3315 ou 3721-4349.

Veja abaixo algumas das principais regras destinadas a pescadores profissionais e amadores durante a piracema:

– É permitido a pesca de 03 Kg de peixes alóctones/híbridos mais 01 exemplar da mesma especificação por jornada de pesca (jornada compreende o início e fim da jornada de pesca ininterrupta).

– Permitir, nos rios das bacias hidrográficas do leste apenas a pesca desembarcada e utilizando somente linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha, com o uso de iscas naturais ou artificiais.

– Proibida a pesca a 500 metros de saídas de esgoto, entroncamentos de rios, a menos de 1000 metros de jusante e montante de barragens de usinas hidrelétricas/ cachoeiras/corredeiras, etc…

Carteira de pescador

Para se praticar qualquer modalidade de pesca permitida, seja na Piracema ou no restante do ano, é preciso possuir a carteira de pescador amador, que pode ser obtida através do site do IEF, ou pessoalmente, nos escritórios do órgão. Em Muriaé, o IEF atende no Bairro da Gávea, na Rua Luiz Henrique Carneiro, 168, com telefone 3721-3315.

Texto: Rádio Muriaé – com informações do 5º Grupamento da PM do Meio Ambiente/Muriaé

Fonte : Rádio Muriaé/5º Grupamento PM do Meio Ambiente

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

%d blogueiros gostam disto: