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Procon alerta sobre cuidados para compras de Natal nas lojas e pela Internet

Por: Rádio Muriaé 06/12/2017 12:48
Procon alerta sobre cuidados para compras de Natal nas lojas e pela Internet
Clique na matéria e confira uma lista de dicas do Procon para esta época do ano

Mais um fim de ano chegou e, com ou sem crie, os brasileiros vão às compras. A época é mais importante para o comércio, que faz de tudo para atrair os consumidores e vender o máximo possível, seja nas lojas físicas ou pelo chamado E-comerce, que são as vendas pela Internet.

Atento a este cenário, o Procon de Muriaé alerta os consumidores sobre uma série de cuidados que devem ser tomados para que a expectativa de um presente de Natal não se torne uma eventual dor de cabeça.

 

O órgão preparou uma lista de dicas para está época

 

– Antes da compra – planejamento: faça uma lista das compras, tanto dos presentes como dos produtos para as ceias de natal e Reveillon.

– Pesquise: não se precipite. Pesquise qualidade, preço e forma de pagamento. Passe por vários estabelecimentos e faça comparações.

– Forma de pagamento: sempre que possível dê preferência para pagamento à vista. Assim, é possível pechinchar, aumentando o poder de negociação.  É importante lembrar que atualmente os preços para pagamento em dinheiro e o chamado “à vista no cartão de crédito” hoje podem ser diferentes, inclusive com cobranças de juros. Caso opte pela compra a prazo, evite o endividamento. Nunca faça compromissos acima de suas reais condições de pagamento e leve em conta as despesas de início de ano, como IPVA, material escolar, entre outras. Se o parcelamento foi inevitável, busque o financiamento com o menor número possível de prestações.

– Brinquedos: observe a faixa etária de quem vai receber o presente. Não adianta comprar uma bicicleta para uma criança de 02 anos e nem um velocípede para uma de 12. Evite brinquedos pontiagudos e desmontáveis para crianças pequenas. Elas podem se ferir ou engolir as peças menores.

– Teste o produto na hora da compra: Se possível, teste o produto, principalmente brinquedos, dentro da própria loja. Isso evita aborrecimentos.

– Nota fiscal: a nota (ou cupom) fiscal é o principal documento da compra. Nunca deixe de exigira nota fiscal.  Ela pode ser considerada “a certidão de nascimento da compra”. É a NF que indica quando e onde a comprea foi feita e que produto foi adquirido, nem como o valor que foi pago. A nota fiscal também é indispensável para o exercício da garantia.

– Troca de produtos: em compras efetuadas dentro do estabelecimento comercial, o Código de Defesa do Consumidor não garante a troca do produto, a não ser em caso de defeito. No caso do Natal, em que há a possibilidade de a troca ser necessária por outros motivos, como por exemplo, uma roupa que não serviu, ou um brinquedo repetido, combine com o lojista, por escrito, um prazo para uma eventual troca do produto. Mas, esse acordo tem que ser firmado por escrito. Uma opção é o vendedor escrever no verso da nota fiscal algo como: “troca mediante apresentação da NF até dia XX”.

– Compras pela internet – procure site conhecidos: compre somente de sites conhecidos. Procure se informar com amigos ou mesmo no Procon sobre sites suspeitos. Faça pesquisas online. Na própria Web existem conteúdos de fácil acesso com avaliação de sites, que auxiliam e alertas que auxiliam os consumidores.

– Preço muito baixo – desconfie de preços muito baixos. Se um produto custa R$ 3.000,00 no mercado, ninguém vai vender por R$ 1.000,00. Na maioria dos golpes acontece exatamente isso.

– Segurança: verifique se o site oferece proteção de dados. Como o SSL, aquela famosa imagem de um cadeado, que geralmente aparece na parte inferior das páginas.

– Guarde documentos: mantenha o registro de todos os e-mails trocados com a loja virtual.

– Entrega: exija o compromisso da data da entrega do produto.

– Arrependimento: em situação de compras fora do estabelecimento comercial, como é o caso da internet, o Código de Defesa do Consumidor concede sete (07) dias de prazo para o consumidor desistir da compra, sem nem mesmo ser obrigado a explicar o motivo da desistência.

No caso da internet, faça a compra com antecedência. Caso contrário o produto pode não ser entregue a tempo.

O Procon de Muriaé está instalado ao lado do terminal Rodoviário, no centro da cidade, com atendimento telefônico pelo número 3729-1218.

Fonte : Rádio Muriaé / Procon Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

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