Pedro Cine Fotos
Muriaé e Região

Resolução prevê que futuros motociclistas façam aulas e provas também nas ruas

Por: Rádio Muriaé 31/10/2017 11:48
Resolução prevê que futuros motociclistas façam aulas e provas também nas ruas
Atualmente o treinamento e o exame são feitos somente nas motopistas (Foto: arquivo)

Visando à redução no número e acidentes, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está definindo alterações no processo de formação de condutores de veículos. Os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A – para motos – passarão a fazer aulas e provas na rua. Atualmente a formação dos futuros motociclistas inclui aulas práticas e exame somente nas moto-pistas, ou seja, em circuito protegido e completamente fechado.

Em resolução que foi posta em consulta pública entre o início de agosto e meados de setembro, o Denatran estabelece diversas mudanças nos procedimentos para obtenção da CNH.

Segundo o órgão, o objetivo é aprimorar o processo de formação de condutores de veículos para tentar diminuir o grande número de acidentes, colocando nas ruas motoristas mais bem preparados e conscientes de sua responsabilidade no trânsito.

Conforme o Denatran, estudos e análises comprovam que a falta de qualificação na formação resulta em imprudência e imperícia, fatores diretamente ligados a todo tipo de acidente, incluindo os fatais.

Aulas e provas nas ruas para futuros motociclistas

Em relação às aulas, o novo modelo de formação define carga horária teórica comum – para carros e motos – de 34 horas/aula, e mais 26 horas/aula teóricas de conteúdo específico conforme o tipo de veículo. No caso da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) serão 20 horas/aula de cunho específico.

Na etapa prática, os aspirantes a motociclista (CNH Cat.A e ACC) precisarão fazer treinamento e exame em circuito fechado (moto-pista), com o mínimo de 15 horas/aula, além de ao menos 10 horas/aula e exame no trânsito real, em via pública.

Para a categoria B (automóveis e pequenas caminhonetes), são obrigatórias 5 horas/aula no simulador de direção e mais 25 horas/aula na rua, antes do exame.

Clique aqui e veja a resolução do Denatran na íntegra

A expectativa é de que as novas regras sejam encaminhadas para o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda neste ano.

 

Texto: Rádio Muriaé – reprodução na íntegra ou parcial do conteúdo (texto e imagem) permitida somente mediante crédito.
 

 

Fonte : Rádio Muriaé / Denatran

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

%d blogueiros gostam disto: