Pedro Cine Fotos
Itabira e Região

Exonerações incluem secretário de Esportes e todos secretários adjuntos do Governo, diz prefeito Ronaldo

Por: Ronniel Nascimento 30/11/2017 15:47

O prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães (PTB), confirmou na manhã desta quinta-feira (30), durante entrevista em seu gabinete, a exoneração de 40 cargos comissionados.

Com os cortes, de acordo com o Chefe do Executivo, a Prefeitura economizará aproximadamente R$300 mil mensal, e pouco mais de R$3 milhões por ano. Depois de assumiu a Prefeitura, o prefeito já dispensou 526 pessoas, entre comissionados e contratados. “Estamos ajustando esses números, mas essa prévia de redução de gastos nos dá a certeza da importância da nossa decisão, que se faz necessária, para tentar ajustar as nossas contas. Do jeito que a Prefeitura foi encontrada está difícil até mesmo para manter em dias os salários dos servidores”, observou o prefeito.

Entre os exonerados estão todos os atuais secretários adjuntos do Governo, onze (11) no total, além do cargo de Secretário da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, que era ocupado por Martinho Francisco, que deve ocupar um cargo em departamento da Secretaria Municipal de Educação. Segundo o prefeito apenas um departamento da secretaria de Esportes manterá suas atividades, e que as demais terão suas agendas paralisadas por pelo menos um ano. 

Outros 486 trabalhadores, a maioria contratados pela Prefeitura, já foram demitidos apenas neste primeiro ano do Governo. Questionado sobre o pagamento de direitos trabalhistas dos terceirizados, Ronaldo Magalhães garantiu que a Prefeitura já fez o repasse para a empresa que teve o contrato suspenso. “O pagamento desses direitos trabalhistas, dessas pessoas contratadas por esta empresa, não podemos assumir, porque já fizemos o repasse do que devíamos a empresa. Não temos como assumir esses pagamentos, até porque temos uma enorme dificuldade de pagar o próprio funcionalismo público”, ponderou.

Já no final do encontro com jornalistas, o prefeito lembrou que os salários de novembro dos servidores serão pagos em dia, e que a primeira parcela do décimo terceiro está agendada para o dia 15 de dezembro. O pagamento da segunda parcela do benefício ainda não tem data definida.

Postado originalmente por: Ronniel Nascimento

%d blogueiros gostam disto: