Anuncie
Itabira e Região

Programar AGIR realiza cerimônia de graduação dos participantes

Por: Ronniel Nascimento 28/03/2018 14:47

Programar AGIR realiza cerimônia de graduação dos participantes

Sindicato Rural é apoiador da iniciativa

A Fundação Vale realizou terça-feira (27) no auditório da Acita evento de formatura para 130 empreendedores que realizaram oito projetos através do programa AGIR. O Sindicato Rural é apoiador no treinamento do pessoal, principalmente as quitandeiras que produzem artesanalmente alimentos, com boas práticas de fabricação. Acompanharam a cerimônia: o diretor tesoureiro do Sindicato Rural de Itabira Itaélio Cabral Guerra, e Ana Maria Soares Pena mobilizadora do Senar e secretária do sindicato. “Sedemos espaço físico sempre quando requisitado,” explicou Ana Maria.

A analista de projetos da Fundação Vale, Andreia Gama é a responsável pelo projeto AGIR em Itabira. Ela destacou que essa parceria social entre Vale e comunidade ocorre com nove projetos em cinco estados onde à mineradora mantém as suas atividades. “São 21 meses de projeto, ainda serão mais nove meses buscando incremento e geração de renda, fortalecendo a auto-estima dos participantes para se eles se vejam como empreendedores. Temos ações nos estados do Pará, Maranhão, Espiro Santo, Rio de Janeiro e Minas”, disse a analista de projetos da Fundação Vale.

O AGIR atua com a capacitação, gestão de negócios, comercialização, marketing e desenvolve até mesmo uma marca para os produtos. O que seria para complementar a renda, pode se tornar a principal arrecadação da família “Agregamos valor ao que eles já fazem, com melhoria da produção. Selecionamos planos de negócios e eles são encubados – um acompanhamento para a atividade em determinado período. Depois existe a oferta de capital semente para aquisição de máquinas e equipamentos, e uma melhor qualidade na produção,” explicou Andreia Gama.

O projeto AGIR tem duração de 30 meses e foi lançado em junho de 2016. Os oito negócios graduados na cerimônia, vão ingressar em uma nova etapa, a fase da comercialização e acesso ao mercado. Lojas de departamentos de vários estados já tem absorvido a produção, contribuindo para a erradicação da pobreza. Uma tecnologia social, tendo o projeto AGIR como certificadora.

Foram 81 participantes apenas da APAF (Associação dos Produtores da Agricultura Familiar) e APITAR (Associação dos Apicultores de Itabira).

Postado originalmente por: Ronniel Nascimento

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: