Greve dos professores termina em Divinópolis e aulas serão retomadas nesta quinta-feira (6)

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais do Município de Divinópolis (Sintemmd) junto com os servidores da educação, decretou na noite da última terça (4), o fim da greve nas escolas da rede municipal.

Em Assembleia Geral, os 1.800 servidores que estavam há 26 dias afastados das funções deles para manifestar pelo pagamento dos salários atrasados, voltaram hoje (5) a cumprir carga horária e amanhã retomam as atividades com alunos em sala de aula.

A decisão foi tomada, após uma negociação realizada na tarde de ontem no Tribunal da Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Pelas informações fornecidas pelo presidente do Sintemmd, Rodrigo Rodrigues, a Prefeitura se comprometeu a pagar os salários atrasados, a realizar repasses junto a folha dos demais servidores do executivo e a transferir o valor referente ao 13º salário.

Desta forma, hoje os representantes da Secretaria de Educação, do Sintemmd, do Conselho do Fundeb, Conselho da Educação e Conselho da Alimentação Escolar irão redefinir o calendário escolar, para que sejam cumpridos os 200 dias letivos e o ano escolar possa ser encerrado. Inicialmente o ano escolar iria ser encerrado em 18 deste mês, porém, devido aos 16 dias letivos de greve, ele deve se estender até o próximo mês.  

De acordo com Rodrigo Rodrigues, não há garantias de que o governo municipal irá cumprir com o combinado, porém, caso não sejam realizados os repasses é possível mover uma ação judicial direta para cumprimento do acordo.

Segundo a Prefeitura, manhã os servidores da educação e os demais servidores devem receber até R$ 1 mil em conta, referente ao salário de novembro. Os salários retroativos serão pagos de forma parcelada, nos meses de dezembro e janeiro. E a Prefeitura ainda não definiu a data do pagamento referente ao 13º, mas será em dezembro.

O post Greve dos professores termina em Divinópolis e aulas serão retomadas nesta quinta-feira (6) apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar