Igam restringe uso das águas do reservatório de Carmo do Cajuru

Desde terça-feira (4), o reservatório de Carmo do Cajuru, que recebe água do Rio Pará, opera com restrição. A decisão foi tomada por meio de decreto publicado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a ação visa controlar e amenizar os efeitos de escassez hídrica nos municípios que integram a área de atuação da estação- Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cláudio, Desterro de Entre Rios, Divinópolis, Itaguara, Oliveira, Passa Tempo, Piracema e Resende Costa.

A medida determina que os usuários, que têm a autorização para captar água na estação, restrinjam essa captação para que todos os usuários sejam minimamente atendidos.

Em nota, o Igam afirmou que, os usuários que utilizam as águas da estação terão que reduzir sua captação em 20% do volume diário de água para consumo humano e animal ou abastecimento público. 25% do volume diário para irrigação; 30% para consumo industrial e agroindustrial; 50% para as demais finalidades.

Ainda de acordo com o Igam, o estado de restrição de uso é declarado quando a vazão adotada pelo órgão para emissão de outorgas, observada nos pontos de monitoramento, estiver inferior a 50% da vazão de referência nas bacias hidrográficas do Estado.

Segundo o gráfico divulgado no dia 30 de agosto, a vazão por segundo na estação de Carmo do Cajuru era de 5,4 m³.

O post Igam restringe uso das águas do reservatório de Carmo do Cajuru apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar